PM atende diversas ocorrências de aglomeração e perturbação de sossego em São Mateus do Sul

Em meio a pandemia do coronavírus, a Polícia Militar atendeu diversas ocorrências de aglomeração e perturbação de sossego neste final de semana, em São Mateus do Sul.

A primeira ocorrência foi registrada no sábado, 30, por volta de 20h30, já que várias denúncias informavam que pessoas comemoravam a vitória do Palmeiras sem o uso de máscara e dando tapas em veículos que passavam pela Rua Ulisses Faria. A PM foi até o local e orientou para que entrassem dentro do estabelecimento, ou, que se retirassem, já que devido a pandemia é vedado aglomerações.

Posteriormente, policiais militares realizaram uma blitz de trânsito, cumprindo ordem de serviço “Operação Vida”, abordando um veículo Citroen C3 e flagrando o motorista embriagado. Após o teste do bafômetro que aferiu 0,95 mg/l, o motorista recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 3ª Subdivisão Policial. O carro foi recolhido ao pátio da 3ª Cia.

Já por volta de 23h20, a Polícia Militar atendia a uma ocorrência de lesão corporal em frente a um estabelecimento na Rua Ulisses Faria, que já estava fechado, porém, havia um grande número de pessoas em frente ao local. A PM orientou para que fossem embora, cumprindo o decreto estadual, no entanto, passaram a proferir palavras de baixo calão contra os policiais, sendo necessário o uso de spray de pimenta para dispersá-los.

Logo em seguida, a equipe RPA solicitou apoio para atender uma mesma situação, em outro estabelecimento, onde haviam cerca de 50 pessoas sem o uso de máscara, também sendo necessário o uso de espargidor de pimenta.

Ainda neste final de semana, moradores da região da localidade da Divisa, entraram em contato com a RDX FM, informando que havia música com som alto durante a madrugada de sábado para domingo, perturbando o sossego.

Governo prorroga por mais dez dias toque de recolher

O Governo do Estado decidiu prorrogar por mais dez dias as medidas que restringem a circulação de pessoas no Paraná, além de prever outras ações de enfrentamento ao novo coronavírus. O decreto 6.745/21 foi publicado na sexta-feira (29) e leva em conta a situação da pandemia e a capacidade de resposta do sistema de saúde estadual.

As medidas entram em vigor a partir de hoje, segunda-feira (1) e são válidas até o dia 10 de fevereiro, mas poderão ser prorrogadas de acordo com o cenário epidemiológico da Covid-19, que avalia a taxa de reprodução do vírus e a capacidade de leitos de UTI exclusivos para o atendimento de pacientes infectados.

Esta é a quarta atualização das medidas de restrição, previstas inicialmente no decreto 10.824, de 3 de dezembro de 2020. O texto institui proibição provisória de circulação em espaços e vias públicas, diariamente, das 23h às 5h, com exceção dos serviços e atividades essenciais. Os estabelecimentos comerciais também estão proibidos de vender bebidas alcoólicas, em espaços públicos e privados, nesse mesmo horário.

Está proibida, ainda, a promoção de confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações, com grupos de mais de 25 pessoas, excluídas da contagem crianças de até 14 anos, com exceção dos eventos na modalidade de drive-in. Já as atividades religiosas de qualquer natureza deverão observar as regras e exigências fixadas pela Secretaria de Estado da Saúde em ato normativo próprio.

A fiscalização do cumprimento das medidas é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Polícia Militar do Estado, em cooperação com as guardas municipais.

Confira o decreto que prorroga as medidas. 

Redação Portal RDX

Redação Portal RDX

Leia o anterior

Bombeiros atendem ocorrência de afogamento em Rio Jangada, General Carneiro

Ler próximo

Mulher é presa em Major Vieira por manter central 190 da PM ocupada