A Polícia Civil do Paraná cumpre 42 mandados na manhã desta quarta-feira (1°) contra integrantes de um grupo criminoso suspeito de envolvimento em um esquema milionário de transferência de veículos em Curitiba e Região Metropolitana. O prejuízo às vítimas chega a R$ 3,5 milhões.
Segundo as investigações, os suspeitos montaram um mercado paralelo para alugar senhas de despachantes. Eles utilizavam o sistema para ter acesso a diversas informações dos veículos e motoristas.
A polícia acredita que o grupo iniciava a ação utilizando a chave do sistema digital de transferência de veículos de um despachante credenciado ao Detran, e com ela, aproveitava para alterar os dados dos carros, visando incluir no mercado carros roubados ou furtados e adulterados com dados de veículos legais em circulação no país.
Em posse do veículo adulterado, os suspeitos buscavam outros automóveis iguais nos sistemas e adulteração de sinais de identificação e usavam documentos falsos para transferir o carro para o nome de laranjas. As vítimas só perceberam quando foram pagar os impostos.
Entre os mandados estão 12 de prisão preventiva, 23 de busca e apreensão e sete de monitoração eletrônica.
Com informações RIC Mais