Com informações Rádio Najuá
O Instituto Médico-Legal (IML) de Guarapuava divulgou a identificação de seis dos sete homens que morreram em confronto com a Polícia Militar na localidade de Tijuco Preto, interior de Prudentópolis, na madrugada de quinta-feira, 30.
Até o fim da noite, haviam sido identificados: Vanderlei Pedroso Ribas, Tiago Czekalski, Davi Padilha, Noel Padilha, Verci Antonio da Silva Andrade e Valdinei da Silva Andrade. Quatro deles possuíam relação de parentesco, sendo pai, filho, genro e irmão do genro. Segundo informações, eles moravam no Jardim Planalto, em Irati. Um homem seguia sem identificação até a conclusão desta reportagem. Essa pessoa usava uma balaclava, conforme relatório do IML.
Em entrevista à imprensa, o Comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Major Cristiano Moskaleski Cubas de Lima, ressaltou que os policiais realizaram bloqueios em alguns pontos de saída de Prudentópolis depois de receberem informações sobre roubos ocorridos em duas cerâmicas no município. Equipes da 4ª Cia, 8ª Cia e 16º BPM participaram do cerco.
“Num determinado ponto desse cerco, uma [caminhonete] Amarok ao tentar ser abordada pela equipe policial durante a madrugada efetuou disparos contra a PM acertando na viatura da PM de Irati. Eles acabaram trocando tiros com os policiais, estes identificados como os causadores de vários roubos ocorridos na nossa região durante a madrugada. Consequentemente os nossos policiais militares no intuito de se protegerem acabaram realizando os disparos, disparos esses que após ocorrido o confronto, identificado a situação, nós pudemos ver que se tratava realmente das pessoas suspeitas dos crimes e essas pessoas estavam portando todo esse material [armas] calibre 12, pistola nove milímetros, coletes balísticos e junto a eles foram encontrados vários objetos dos roubos ocorridos nesta madrugada em Prudentópolis. Foi apreendida uma grande quantia em dinheiro, motosserras, botijões de gás, carne roubada das casas, enfim, foi um grande trabalho da PM, num bloqueio, que resultou nessas apreensões e todos esses materiais que estão sendo retirados de circulação”, afirmou o Major.
Além dos objetos citados, os bandidos ainda roubaram duas armas e estavam com elas no momento da troca de tiros com os policiais. Em um dos locais, os assaltantes roubaram uma grande quantidade de dinheiro. Segundo Cubas, os autores dos crimes foram os sete ocupantes da caminhonete.
A partir de agora, a Polícia Civil vai investigar como era a organização da quadrilha, quantos faziam parte do grupo e se havia envolvimento de outras pessoas que iam auxiliar na fuga dos assaltantes.
O Major acredita que os homens já haviam cometido outros crimes em virtude da quantidade de armas que eles possuíam. “Pessoas organizadas para o cometimento de crimes com armas de certo potencial. Era uma quadrilha organizada na prática dos crimes. O lado positivo é a recuperação dos bens das vítimas e da retirada de todo esse material de circulação. Com certeza essa não era a primeira vez que eles cometeram crimes”, acredita Cubas.
O Comandante do 16º BPM salienta a importância das informações repassadas pela população sobre as ações criminosas, que possibilitaram que as equipes se organizassem para realizar o cerco em vários pontos estratégicos para capturar os assaltantes.
Uma das vítimas compareceu na sede da 4ª Cia e reconheceu os objetos roubados. Outra pessoa também foi encaminhada para o mesmo local para verificar os materiais apreendidos. A Polícia Civil vai investigar se outros moradores de Prudentópolis e da região já tinham sido assaltados pelos homens envolvidos no confronto armado.
Os policiais apreenderam oito armas que estavam em poder dos assaltantes (três espingardas de calibre 12, três pistolas nove milímetros e dois revólveres calibres 32 e 38). Além disso, eles estavam com coletes balísticos. A caminhonete usada pelos bandidos apresentava alerta de furto e tinha placas clonadas. Os objetos e dinheiro roubados foram recuperados pelos policiais. Nenhum policial ficou ferido durante o confronto armado.
Confira mais fotos dos objetos apreendidos e da caminhonete usada pelos assaltantes depois da troca de tiros
Imagens: WhatsApp/Divulgação e 16º BPM