19.5 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioMeio AmbienteSustentabilidade e responsabilidade ambiental estão no DNA da Roca Brasil Cerámica, que...

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental estão no DNA da Roca Brasil Cerámica, que celebra seus bons resultados

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Com duas fábricas no Estado do Paraná, atuação da empresa foca, entre outras ações, na economia de recursos  e mínimo impacto ambiental. (Foto: Assessoria)

Com responsabilidade ambiental e em busca de melhorar suas práticas constantemente, a Roca Brasil Cerámica, grande fabricante de porcelanatos e revestimentos cerâmicos, detentora das marcas Roca Cerámica e Incepa, monitorou com precisão os principais impactos ambientais e sociais causados pelo seu negócio.

A ação possibilitou traçar novos planos e metas sustentáveis, que vão além das práticas já exigidas pelas legislações e regulamentações ambientais vigentes. “Trabalhar com eco eficiência significa unir responsabilidade ambiental com inteligência de mercado. Nos sentimos honrados de sermos uma empresa sustentável em todas as etapas de produção”, expressa Christie Schulka, marketing manager da Roca Brasil Cerámica.

Buscando o mínimo impacto ambiental, a Roca Brasil Cerámica conta com fábricas em Campo Largo e São Mateus do Sul, ambas no Paraná, em uma localização estratégica – a região conta com abundância de matéria-prima e possui fácil acesso à malha rodoviária. “63% da matéria-prima empregada em nossa produção é obtida no Paraná, incentivando a economia local”, aponta Sérgio Wuaden, Managing Director da Roca Brasil Cerámica. A empresa ainda faz toda a recuperação de suas sete jazidas, prezando pela conservação da biodiversidade. “Com base em inspeções ambientais e respectivos relatórios, definimos ações de recuperação ambiental em conjunto com os mineradores”, explica Wuaden.

Água

Recurso vital, a água é uma das principais preocupações da Roca Brasil Cerámica, que trata e reutiliza 100% do recurso empregado em seu processo através da implantação de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE). Na estação, a água recebe produtos químicos apropriados, voltando então a ser bombeada para sua reutilização nos processos industriais. “Em 2019 participamos do programa de conservação de água da Fundação Internacional WE ARE WATER e estabelecemos o compromisso de reduzir em 8% a quantidade de água utilizada nos processos. A meta foi alcançada”, comemora Christie.

Diversas ações levaram ao cumprimento da meta – como a instalação de rede hidráulica exclusiva para água de reuso nos setores de preparação de esmaltes e nas linhas de esmaltação, ou a campanha contra vazamentos, na qual os colaboradores foram estimulados a denunciar qualquer escoamento de água encontrado pelas plantas.

Energia

Quando se fala de energia, a Roca Brasil Cerámica utiliza 79% de energia provenientes de fontes limpas. Os fornos e secadores operam 100% com gás natural e, em suas duas unidades, todas as lâmpadas convencionais foram substituídas por lâmpadas LED. A ação acarretou uma economia na ordem de 15%, volume o suficiente para abastecer aproximadamente 100 residências de pequeno porte. “Além disso, as luzes ainda são automatizadas por meio de um software que controla o horário de acendimento, ampliando ainda mais a economia de sua utilização em nossos parques fabris”, aponta Wuaden. Telhas translúcidas na fábrica colaboram para proporcionar luz natural em abundância nas fábricas da Roca Brasil Cerámica.

Resíduos

Manter o controle criterioso sobre a quantidade, tipo e destino dos resíduos gerados é outra preocupação constante da Roca Brasil Cerámica, que conta com fábricas automatizadas e com tecnologias que diminuem os riscos de quebra e descarte das peças.

Em sua linha de produção, todo resíduo eventualmente gerado antes da queima cerâmica é reaproveitado, voltando inteiramente para o próprio processo fabril. Após a queima, parte dos resíduos fabris é destinada para indústria cimenteira ou pequenas indústrias cerâmicas da região, que o utilizam em seus processos. Por meio da adoção de tais práticas, a empresa obedece a todos os requisitos legais relacionados ao meio ambiente e praticamente não dispõe de resíduos para aterros sanitários.

“Responsabilidade ambiental está em nosso DNA. Desenvolvemos produtos que garantem qualidade de vida a quem os procura, ao mesmo tempo que respeitam e otimizam o uso de recursos naturais”, finaliza Christie.

Sobre a Roca Brasil Cerâmica

Ao longo de 100 anos de história, a marca espanhola Roca tem sido pioneira em questões que envolvem tecnologia, design e sustentabilidade. Em 1980 o Grupo Roca iniciou sua produção de revestimentos cerâmicos, com lançamentos atentos às tendências emergentes e já consolidadas, firmando seu DNA de vanguarda.

Presente no Brasil desde 1999, com a aquisição da marca Incepa, consolida sua força no mercado com porcelanatos de pequenos e grandes formatos, com diversos acabamentos e impressões que evocam as matérias em seu estado bruto. Suas peças podem ser encontradas em home centers e pontos de venda exclusivos.

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas