SIX completa 67 anos de uma história pautada pela parceria com São Mateus do Sul

Nesta terça-feira (1º de junho), a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) completa 67 anos do início de suas atividades. Presente em São Mateus do Sul desde a década de 1960, a unidade é a maior empresa do munícipio, assim como a maior contribuinte, respondendo por grande parte da arrecadação de ICMS e indiretamente por cerca de 50% do ISS, além dos royalties sobre a produção de óleo e gás. Desde 2013, a SIX já pagou mais de R$ 75 milhões em royalties (20% para o município de São Mateus do Sul). E ainda, com a geração de centenas de empregos diretos e indiretos a Petrobras contribui de forma muito importante para a manutenção de uma economia viva e dinâmica no município.

Para além do papel na economia da região, a SIX desenvolve importantes parcerias com o poder público e a comunidade. Entre essas parcerias, tem-se o convênio de mais de uma década que permite à SIX fornecer – sem custos para a Prefeitura de São Mateus do Sul – o calcário extraído das minas. O calxisto, como é chamado, é disposto pela administração pública municipal nas estradas rurais, melhorando o pavimento e os acessos e assim ajudando os agricultores no escoamento das safras.

Outra ação fundamental é a disposição do lixo urbano nas cavas da mineração. É uma parceria com mais de 30 anos, sem ônus à São Mateus do Sul e que traz benefícios muito relevantes à comunidade, pois além de se caracterizar como uma solução ambientalmente adequada, permite ao munícipio direcionar recursos a outros projetos de melhorias para a comunidade são-mateuense.

Na área de meio ambiente, a SIX é referência no reflorestamento de áreas mineradas. No viveiro florestal da unidade, são cultivadas 120 espécies nativas e produzidas mais de 120 mil mudas por ano, que são plantadas nas áreas mineradas de modo a restabelecer o ecossistema da floresta com araucária.

Apoio social relevante

O patrocínio a projetos sociais pela Petrobras também tem sido outra marca desta parceria. Nos últimos anos, foram mais de 20 projetos patrocinados e que atenderam direta e indiretamente milhares de crianças, jovens e adultos. Um desses projetos foi o Plantando Educação e Pescando Agroecologia, que favorece a permanência de jovens no campo, proporcionando uma nova fonte de renda com a atividade de piscicultura.

Desde o ano passado, outra frente de apoio à sociedade tem sido as ações de combate e prevenção à Covid-19. Em São Mateus do Sul, entre as iniciativas promovidas pela Petrobras de enfretamento à pandemia está o empréstimo de contêineres que possibilitou ao município a instalação – e depois a ampliação – da Unidade Sentinela. Também houve a doação, ainda no ano passado, de materiais de proteção e itens de higiene ao Hospital Dr. Paulo Fortes. Na ocasião, foram doadas 20 mil toucas descartáveis, 500 litros de álcool em gel 70%, 400 óculos de proteção individual e 400 aventais de manga longa.

Este ano, além de outras 1.000 máscaras do tipo N95 fornecidas também ao hospital, a Petrobras doou 10 cilindros de oxigênio que foram empregados diretamente no atendimento de pacientes com Covid-19 no ambulatório médico do município.

Ainda como parte desse trabalho com foco em responsabilidade social, neste período crítico de pandemia a Petrobras doará mais de 1.000 cestas básicas ao longo de 3 meses para ajudar famílias em vulnerabilidade social de São Mateus do Sul que vivem nas comunidades do entorno da SIX.

Da Redação Portal RDX com informações Assessoria de Comunicação

Redação Portal RDX

Redação Portal RDX

Ler anterior

Falecimento de Umbelina Lemos Vidal

Ler próxima

Bebê nasce em ambulância do Samu durante parto emergencial