14.2 C
São Mateus do Sul
sábado, abril 20, 2024
InícioPrincipais destaquesMorador de Porto União reproduz casa polonesa de São Mateus do Sul...

Morador de Porto União reproduz casa polonesa de São Mateus do Sul utilizando papelão reciclado

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

São Mateus do Sul recebeu em 2021 o título de Capital Polonesa do Paraná e um dos pontos que foram levados em consideração para o recebimento deste título foi a permanência da cultura polonesa no município, dentre elas a arquitetura.

Na Rua Paulino Vaz da Silva está presente uma das casas mais fotografadas da cidade por possuir justamente a arquitetura polonesa. A casa, recém-reformada, hoje abriga um escritório de advocacia e é tombada como patrimônio de São Mateus do Sul. Antes de servir de escritório ela também abrigou a Biblioteca Pública da cidade e uma instituição de ensino do setor privado.

Foto: Cláudia Burdzinski/PORTAL RDX

A casa não chama a atenção apenas de quem passa pela cidade, mas também àqueles que por meio da Internet  encontraram fotografias compartilhadas do local. Esse é o caso de Luiz Jorge Uliniki, natural de Porto União, e que reproduziu a arquitetura da casa usando o papelão reciclado como matéria-prima após observar uma fotografia da casa de São Mateus do Sul.

Luiz é maquinista ferroviário de locomotiva aposentado, e encontrou no trabalho manual uma terapia durante o isolamento causado pela pandemia da covid-19. “Costumo buscar desafios e cada casa pronta, torna se ‘pra’ mim, mais que um troféu”, diz.

De acordo com Uliniki, a intenção é sentir o prazer de voltar ao passado, relembrar velhos imóveis e valorizar a nossa história através da arte. “Não comercializo nem tenho intenção de fazer negócios, porque isso gera muito trabalho e compromisso. Cheguei ao ponto da vida que a paz, sossego, bem-estar, vida tranquila é mais útil”, compartilha.

Uliniki já reproduziu duas versões da casa polonesa de São Mateus do Sul. A primeira, quando ela ainda era pintada de amarela e a segunda, seguindo as referências e cores da casa na atualidade.

O artista participa de um grupo no Facebook dedicado às casas antigas e compartilhou seu trabalho com todos os membros. Além da casa polonesa de São Mateus do Sul, Uliniki também reproduziu casas e lugares históricos de outras cidades.

As belezas precisam ser valorizadas, principalmente numa época em que se dá pouco valor para a preservação histórica, como etnias”, diz.

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista e Repórter RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas