15.7 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioCidadesPrefeitura de São Mateus do Sul lança Programa “Vale Feira/Real Mate”

Prefeitura de São Mateus do Sul lança Programa “Vale Feira/Real Mate”

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

A iniciativa é pioneira no Estado do Paraná e visa atender famílias em situação de insegurança alimentar, promovendo a diversificação das propriedades rurais e fortalecendo a Agricultura Familiar.

De autoria do executivo municipal, foi aprovada na Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul – PR, na terça-feira (17), a Lei Nº 023/2021 que dispõe sobre a implantação do Programa Social Vale Feira/Real Mate no município. A iniciativa é pioneira no Estado do Paraná e foi construída em conjunto com a Prefeita Fernanda Sardanha, com o técnico do IDR-Paraná, Gladstony Wilker (Tony) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).

O Programa Vale Feira/Real Mate se configura como uma política pública municipal que visa atender três eixos principais:

  •  Promover a diversificação e a sucessão familiar no campo;
  •  Atender famílias em situação de insegurança alimentar adquirindo produtos de qualidade, advindos da Agricultura Familiar;
  • Fomentar e fortalecer a Agricultura Familiar com a participação de pessoas na feira do produtor.

O Vale Feira oportunizará que famílias em situação de vulnerabilidade possam adquirir produtos saudáveis, como verduras, legumes, frutas e panificados produzidos por Agricultores Familiares de São Mateus do Sul.

A iniciativa será coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social com apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do município. O Vale Feira/ Real Mate pretende atender inicialmente, mensalmente, 100 famílias são-mateuenses, residentes no perímetro urbano. Cada família receberá o valor mensal de R$50,00 (cinquenta reais) para ser utilizado na Feira do Produtor Rural.

Os Vales terão valores simbólicos de R$5,00 (cinco reais), serão impressos em papel especial e serão nomeados para cada família, sendo intransferíveis e perdendo a validade caso não sejam apresentados em 30 dias. Os vales recebidos pelos feirantes ou agricultores serão trocados na Prefeitura Municipal.

As famílias beneficiárias do Vale Feira serão cadastradas pelo CRAS e devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

O cadastramento dos agricultores familiares do município de São Mateus do Sul ficará a cargo da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Em suma, o Programa é um conjunto de ações que propõe proteger, juntamente com as demais iniciativas do poder público, o direito vital do ser humano à alimentação adequada, e ao mesmo tempo, fortalecer a Agricultura Familiar do município e avançar com políticas públicas de Assistência Social e Agricultura.

| Assessoria Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul |

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas