Dois filhotes de onça-pintada (Panthera onca) nasceram na madrugada desta terça-feira (29), no Refúgio Biológico Bela Vista, reserva da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Por coincidência, os bebês nasceram no mesmo dia em que é comemorado o Dia Internacional da Onça-Pintada, celebrado em 29 de novembro.
Por um sistema de monitoramento, instalado em junho no local, foi possível acompanhar o parto e saber o horário exato da chegada dos bebês. O primeiro filhote nasceu às 4h13. Já o segundo chegou às 4h31.
Eles são filhos de Nena e Valente, onças que integram o Programa de Reprodução das Onças-Pintadas da Itaipu. A mãe, Nena, é melânica (onça-preta), porém não é possível ainda identificar se os filhotes seguem o padrão de cor da mãe ou do pai, cuja pelagem é mais clara.
Após o nascimento, mamãe e filhotes ficam isolados por no mínimo três dias. Neste período, médicos-veterinários do Refúgio monitoram os animais à distância. Para evitar o estresse da genitora, a avaliação, pesagem e sexagem dos filhotes acontece depois de alguns dias.
“Contribuir de maneira efetiva para a conservação das espécies, como é o caso da onça-pintada, é de fato assumir a responsabilidade ambiental como uma das premissas de gestão da Itaipu Binacional”, relata o diretor de Coordenação, Luiz Felipe Carbonell.
E não é a primeira vez que ocorrem reproduções bem sucedidas em Itaipu. Poty (fêmea) e Pytu (macho), nasceram em 1º e 2 de junho de 2019. Já em dezembro de 2016, após 14 tentativas, nasceu Cacau, que também é filha de Valente e Nena.