Morreu na noite desta sexta-feira, dia 1º, o ex-prefeito de Canoinhas, Orlando Krautler, aos 67 anos. Ele estava internado no Hospital São Vicente, em Mafra.
Krautler lutou contra um câncer no intestino por muitos anos e, recentemente, passou por uma cirurgia bastante delicada. Ele estava há dias internado em Mafra. A cirurgia apresentou complicações, e foi necessária uma nova cirurgia de emergência, mas Krautler acabou não resistindo, vindo a falecer.
Ele deixa a esposa Margareth, os filhos Felipe, Larissa e Maria Isabel, um neto e demais familiares e amigos.O velório está sendo realizado na Câmara de Vereadores de Canoinhas e o sepultamento está marcado para este domingo (3), às 9 horas, no Cemitério Municipal de Canoinhas.
TRAJETÓRIA
Krautler foi o 42º chefe do Executivo de Canoinhas, eleito para duas legislaturas, ficando à frente da Administração Municipal do ano de 1997 a 2004.
Natural de Lages, Krautler chegou a Canoinhas em 1982 após formar-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou como engenheiro da prefeitura em um dos períodos mais difíceis do município, a enchente de 1983.
Foi secretário de obras e surpreendeu ao ser eleito vereador como o segundo mais votado nas eleições de 1988, já que não era colocado em nenhuma pesquisa entre os favoritos.
Em 1997 foi eleito prefeito do município. “A prefeitura vivia uma situação muito delicada, ela devia 50% da sua arrecadação anual. Isso impedia a abertura de financiamento para novos investimentos. O primeiro financiamento que conseguimos fazer foi depois do sétimo ano como prefeito”, disse Krautler sobre os desafios da sua gestão, em entrevista ao JMais em 2022.
Confira abaixo, entrevista com o ex-prefeito feita pelo JMais em setembro de 2022, em comemoração aos 111 anos de Canoinhas.