22.3 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, abril 18, 2024
InícioGeralIG-Mathe divulga programação da 2ª Festa da Colheita do Mathe

IG-Mathe divulga programação da 2ª Festa da Colheita do Mathe

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

A Associação dos Amigos da Erva-mate de São Mateus (IG-Mathe) promove a 2ª Festa da Colheita do Mate. O evento marca o início da Colheita de erva-mate com Indicação Geográfica (IG) na Região São Matheus, que se estende de maio à setembro.

A IG São Matheus é a primeira e a única Indicação Geográfica (IG) de erva-mate do Brasil e compreende seis municípios: São Mateus do Sul, Antônio Olinto, São João do Triunfo, Rebouças, Rio Azul e Mallet. Ela foi reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em 2017 por conta do envolvimento da cadeia produtiva local na comprovação da reputação, notoriedade, história, tradição e saber fazer de produtores e ervateiros no cultivo e beneficiamento da erva-mate que mantém viva a cultura e o saber local por mais de 100 anos.

A Indicação Geográfica é uma nomenclatura utilizada internacionalmente para identificar produtos ou serviços originários de um território e que possuem as mesmas características. Ela é apresentada ao mercado por meio de um “Signo Distintivo” que identifica o produto no mercado e é facilmente percebido pelos consumidores.

A 2ª Festa da Colheita do Mate vai ocorrer no dia 15 de maio (domingo) das 10h às 19h na Rua do Mathe em São Mateus do Sul e reunirá produtores e indústrias do setor ervateiro, comerciantes, comunidade local, turistas e amantes da erva-mate.

A grande estrela do evento é a erva-mate, mas os personagens principais são muitos: todos os trabalhadores que de alguma forma participam do longo processo que envolve o plantio e manutenção dos ervais até a industrialização, seguindo normas e procedimentos que garantem o máximo de qualidade dos produtos e respeito ao meio ambiente.

A programação contará com inúmeras atrações: palestras técnicas sobre erva-mate, praça de alimentação, com um espaço exclusivo para comercialização de alimentos e bebidas da culinária regional, exposição de ervateiras onde será possível conhecer e adquirir produtos, exposição de carros antigos para apaixonados por antiguidades, apresentações artísticas e culturais que fortalecem e valorizam a cultura regional, espaço kids com brinquedos para a criançada, competições focadas no mate (maior folha de erva-mate, maior cuia de chimarrão, melhor sapecador de erva-mate, a cuia de chimarrão mais bonita, meu mate é chique e mateada on-line) e sorteio de brindes durante todo o evento.

PROGRAMAÇÃO

10h – 19h – Praça de alimentação, exposição das ervateiras, exposição de carros antigos, apresentações artísticas e culturais, espaço kids, competições

10h – Abertura oficial da 2ª Festa da Colheita do Mate com roda de chimarrão

11h00 – 12h00 – Palestra Técnica – Poda de formação 1 e 2, Poda de colheita, Poda de Rebaixamento, Poda de Decepa e Colheita Seletiva no Palco da Rua Mathe

13h00 – 14h00 – Palestra Técnica – Cultivo orgânico da erva-mate no sistema sombreado e suas oportunidades com a Indicação Geográfica – Sala SEMEC

14h00 – 15h00 – Rodada de Negócios – Sala reunião Edifício MC

15h00 – 15h30 – Plantio de mudas de erva-mate

15h30 – 16h00 – Sapeco da erva-mate – o modo tradicional

17h30 – Show com André & Viola

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas