17.8 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioBrasilBarragem rompe com chuvas no Rio Grande do Sul; mortos no estado...

Barragem rompe com chuvas no Rio Grande do Sul; mortos no estado chegam a 21

Data:

Compartilhe essa notícia:

Reprodução

A barragem 14 de Julho, entre Cotiporã e Bento Gonçalves (RS), rompeu parcialmente na tarde desta quinta-feira (2). A informação foi confirmada pelo governo do Rio Grande do Sul. Fortes chuvas que atingem o estado desde 24 de abril já deixaram pelo menos 21 mortos. Outras 21 pessoas estão desaparecidas.

“Nós recebemos, há pouco tempo, a informação do rompimento da ombreira direita da barragem 14 de Julho. O efeito não vai ser de uma devastação, enxurrada, mas vai ter o curso livre do Rio Taquari”, afirmou Leite.

Em nota, a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) informou que o ocorrido se deu “devido ao contínuo aumento da vazão do Rio das Antas e das fortes chuvas que atingem o estado”. A Ceran acrescenta que a Defesa Civil foi comunicada. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que as medidas de segurança estão sendo tomadas. As sirenes da barragem foram acionadas.

Em entrevista coletiva na quarta, Leite citou a possibilidade de colapso da estrutura. “Caso continuem as chuvas, nós podemos ter um risco real de rompimento dessa barragem”, alertou.

A orientação do governo do RS é que moradores de municípios próximos, como São Valentim, Santa Bárbara, Santa Teresa e Muçum, busquem abrigo em regiões mais altas.

Com informações G1 e UOL

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas