29 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, março 28, 2024
InícioParanáMunicípio paranaense volta a decretar uso obrigatório de máscara

Município paranaense volta a decretar uso obrigatório de máscara

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Decisão teria sido tomada por conta do recente aumento de casos de Covid-19 no município. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Prefeitura de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, decretou nesta quinta-feira (2) a retomada da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados. A decisão teria sido tomada por conta do recente aumento de casos de Covid-19 no município, depois de um período de estabilidade.

Publicidade
Publicidade

O decreto prevê a obrigatoriedade do uso do item em todos os prédios públicos, tanto pelos servidores quanto à população atendida, bem como nos estabelecimentos comerciais, tanto por funcionários quanto por clientes, ficando a cargo dos comerciantes a fiscalização do uso.

O prefeito de Itaperuçu, Edilson Ruiz de Freitas, o Macadame, disse no anúncio do decreto que a Covid voltou ao município e aproveitou para pedir à população que vá se vacinar.

“A Covid chegou novamente em nosso município. Por isso, peço para vocês irem se vacinar, temos vacina todo dia, de segunda até sexta-feira e em alguns dias da semana a vacinação está se estendendo até as 22h”

afirmou o prefeito.

Também no anúncio do novo decreto, o secretário municipal de Saúde, Claudinei Costa, fez um alerta sobre os crescentes casos de infecção pelo vírus nas últimas semanas.

“Diante do aumento de casos de Covid, da ocupação de leitos de UTI que voltou a ficar acima de 95%, decidimos retomar o uso de máscara que é uma medida comprovada cientificamente como eficaz no combate à contaminação”, explicou Costa.

Curitiba

Por causa da alta do número de novos casos e de casos ativos de covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba voltou a recomendar o uso de máscaras faciais para locais fechados ou ambientes abertos com aglomeração de pessoas na capital. O uso do item ainda é apenas uma recomendação e não voltou a se tornar obrigatório.

A recomendação acontece ao mesmo tempo em que o sistema de saúde enfrenta pressão pelo aumento do atendimento por outras doenças respiratórias.

A indicação do uso da máscara vale para transporte coletivo, terminais, estações-tubo, shows, jogos, shoppings, lojas, supermercados, entre outros. Permanece, ainda, a indicação já em vigor para uso desse equipamento de proteção em estabelecimentos de saúde e pelas pessoas com sintomas respiratórios (independentemente do local).

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas