União da Vitória
União da Vitória teve a primeira morte confirmada por coronavírus (Covid-19). A confirmação aconteceu na noite desta quarta-feira, (1º). O paciente é um idoso de 85 anos – que não teve o nome divulgado.
Segundo informações da Prefeitura, o idoso faleceu no dia 27 de junho tendo material coletado para exames que apontaram a morte em razão da doença respiratória.
Canoinhas
A Secretaria de Saúde de Canoinhas confirmou a primeira morte por covid-19 no município. Um homem de 56 anos que estava internado em estado grave no Hospital Santa Cruz faleceu nesta quinta-feira (2).
Segundo a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski, o paciente realizou procedimento cirúrgico no coração há algumas semanas em Curitiba/PR. “Por isso não é possível saber se ele foi contaminado lá ou aqui”, explica Kátia.
Alguns dias após voltar para Canoinhas apresentou sintomas da doença e foi internado no Hospital Santa Cruz. Este senhor testou positivo para covid-19.
O anúncio da morte foi feito pelo prefeito Beto Passos, pela secretária Kátia e pelo vice-prefeito na manhã desta quinta-feira, 2.
“É com tristeza que noticiamos este falecimento. Nosso carinho e voto de profundo pesar à família enlutada. Que possamos seguir alertas e cumprindo com as orientações das autoridades de saúde”,
disse o prefeito Beto Passos.
Após a confirmação da morte, Passos afirmou que vai analisar com a equipe a possibilidade de adoção de medidas mais rígidas no município.
Morte em investigação
A Secretaria Municipal de Saúde investiga ainda a morte de outra canoinhense de 87 anos de idade. Ela passou pelo serviço de atendimento de urgência e emergência de Canoinhas e foi transferida para Mafra porque apresentava problemas renais. “Ela não foi testada para covid-19, mas pelos sintomas apresentados a causa da morte no atestado de óbito foi o novo coronavírus”, alerta Kátia.
A idosa faleceu há alguns dias, mas as causas da morte ainda estão sendo investigadas. A esposa e o filho fizeram testes e resultaram negativo para covid-19.
Dados
Canoinhas registra 140 casos confirmados de covid-19. Destes, 100 foram liberados para voltar ao convívio social seguro, restando 40 ainda em isolamento. Atualmente 92 pessoas estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde.