Na manhã desta quarta-feira (2) o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito que resultou em uma colisão seguida de saída de pista entre um veículo Palio de Porto União e um caminhão Volkswagen de transporte de produtos perigosos (combustível) de União da Vitória, a colisão foi na BR-280 na região do Pintado.
Segundo informações das equipes de resgate, o condutor do veículo Palio, um homem maior de idade, foi encontrado consciente e orientado, sentado no banco do motorista.
Ele estava amparado por um bombeiro militar de folga que passava pelo local e prestou os primeiros socorros imediatamente. O condutor apresentava um ferimento cortante na região da face (olho esquerdo) e relatou sentir dor no tórax (peito).
Após uma avaliação física detalhada, não foram identificadas dores ou alterações no abdômen, dorso e membros superiores e inferiores. As equipes realizaram a imobilização da cervical com o uso de colar, limpeza e confecção de curativo compressivo no local da lesão.
Além disso, foi necessário abrir espaço interno com a remoção do banco traseiro e rebatimento do banco do motorista para realizar o resgate. O porta-malas também foi aberto para possibilitar a extração do condutor em ângulo zero, utilizando uma mini maca.
Durante o atendimento, foi primordial a manutenção do calor corporal, para o qual foi utilizada uma manta térmica. Os sinais vitais do condutor estavam alterados. Por isso, foi oferecido oxigênio para estabilizá-lo antes de conduzi-lo ao Hospital São Braz para cuidados médicos adicionais.
Já o motorista do caminhão VW 17230, também um homem maior de idade, estava consciente e orientado. Ele relatou não ter sofrido ferimentos, recusando o atendimento médico das equipes de resgate. Permaneceu no local e assinou o termo de recusa de atendimento.
Com informações VVale