14.2 C
São Mateus do Sul
sábado, abril 20, 2024
InícioFalecimentosSão-mateuense protagonista de história polonesa falece aos 78 anos

São-mateuense protagonista de história polonesa falece aos 78 anos

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Na imagem, Sofia de Oliveira Grabowski e Miłosz Szymański. (Reprodução/Redes Sociais)

Faleceu nesta segunda-feira (2), em União da Vitória, Sofia de Oliveira Grabowski aos 78 anos de idade.  Em 2018 Sofia foi a protagonista de uma história que cruzou oceanos e chegou até a Polônia.

Publicidade

Miłosz Szymański é jornalista e esteve em São Mateus do Sul em julho de 2018 para pesquisar sobre seus antepassados para uma espécie de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da faculdade na Polônia. Miłosz veio de avião até Curitiba, alugou uma bicicleta e chegou em São Mateus do Sul a procura de familiares dos sobrenomes Toporowicz, Huk e Grabowski. A pesquisa mobilizou a Braspol do município e também Irio Janoski, que colaborou na investigação.

O polonês havia como referência cartas de São Mateus do Sul enviadas para a Polônia datadas de 1953, juntamente com uma fotografia de Sofia, ainda menina. Ele buscava encontrar a mulher da foto para conhecer de fato como foi a vida da família no município. Após a busca, Miłosz e Sofia se encontraram e a história foi eternizada na Gazeta Wyborcza, que circulou pela Polônia.

“Pela primeira vez na minha curta carreira, fiquei de luto pela morte de uma heroína do meu texto. Ainda bem que me encontrei com Sofia e tivemos uma conversa. Ainda bem que ela conseguiu o jornal com a foto dela”, expressou Miłosz em suas redes sociais.

O corpo de Sofia está sendo velado na residência de familiares em Turvo Barracas. Sepultamento nesta terça-feira (2), com missa de corpo presente às 9h na igreja da comunidade, seguindo logo após ao Cemitério Municipal.

Sofia era tia de Carlos de Oliveira e Jorge Przyvitovski Grabowski, colaboradores da RDX.

Da Redação RDX

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas