Entre terça-feira, dia 31 de outubro, e sexta-feira, dia 3 de novembro, o nível do Rio Iguaçu já subiu quase 1 metro em São Mateus do Sul. Os dados foram divulgados pelo Sistema de Monitoramento Hidrológico da Copel.
- LEIA TAMBÉM: Veja quais ruas estão interditadas por conta das fortes chuvas em São Mateus do Sul
- LEIA TAMBÉM: Vídeo: Chuva causa pontos de alagamento em São Mateus do Sul
Na aferição das 8h da última terça-feira, o nível era de 4,84 metros. Já na atualização de hoje, sexta-feira, no mesmo horário, a leitura da régua indica que o nível do rio está em 5,76 metros, com vazão de 863 m³, subindo exatos 92 centímetros. E em 24h, o nível do rio subiu 11 centímetros, se comparado ao horário do dia anterior.
Em Porto Amazonas, o nível do rio segue em baixa, anotando 5,70 metros. Em Rio Negro, o rio Iguaçu estava em 9,17 metros. E em União da Vitória, a leitura da régua indica que o rio segue se elevando de 1 a 2 centímetros por hora, registrando 7,26 metros.
Risco de enxurrada
O alerta da Defesa Civil para esta sexta-feira (3), é para os moradores da região próxima ao Rio Canoas e Córrego Cachoeira, nos bairros Jardim Dona Hermínia, Vila Buaski e Bom Jesus, por conta das enxurradas previstas para hoje.
A preocupação é por conta dos pontos de alagamento nesses locais, já que o rio pode extravasar e invadir algumas residências. A Defesa Civil pediu para a população monitorar o nível do rio e em caso de emergência, entrar em contato com as equipes.
Número de desabrigados chega a 37 pessoas
Na atualização desta quinta-feira (2), a Defesa Civil de São Mateus do Sul informa que 37 moradores do município estão desabrigados. Esse número equivale a 10 famílias, que continuam sendo atendidas pelas equipes da Defesa Civil e pelos demais setores da prefeitura. Elas estão alocadas em abrigo temporário localizado no Salão Paroquial do Município e também Ginásio Polacão.
A situação no município é de ALERTA, e a Defesa Civil permanecerá de plantão nos próximos dias. Toda a população, principalmente os moradores de áreas de risco, deve redobrar a atenção e monitorar a situação. É de extrema importância contatar a Defesa Civil com antecedência. O contato para emergências é 42 98837-1665 ou o Corpo de Bombeiros no 193.
O Centro do Idoso estará funcionando nesta quinta e sexta até 17h para atendimento às famílias e também recebimento de doações.
Alerta aos moradores das áreas de risco
Na última terça-feira (31), a Defesa Civil emitiu um novo alerta, direcionado principalmente para os moradores das áreas de risco, em especial à Vila Amaral, Usina Velha e Raia, já que existe a possibilidade das águas do Rio Iguaçu atingirem algumas residências.
Segundo o comunicado, a população deve monitorar o nível dos rios e em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp (42) 9 8837 1655 ou o Corpo de Bombeiros via 193 e 3912 7099, que também é WhatsApp.
Para quem necessitar fazer a retirada dos móveis das residências, deve se antecipar, já que a retirada acontece somente entre 8h e 17h. Após esse horário, as equipes retiram os moradores do local e levantam os móveis, para no dia seguinte fazer a retirada.