Covid foi responsável por praticamente uma em cada 10 mortes no Paraná em 2020

Ao longo de 2020, segundo informações do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, um total de 77.036 pessoas faleceram no Paraná, considerando-se as mais diversas causas. Na comparação com 2019, quando haviam sido registrados 71.586 óbitos, nota-se um aumento de 7,6% no número de certidões de óbitos emitidas.

Considerando-se ainda o total de óbitos e o registro de mortes por Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), temos que em 2020 o novo coronavírus foi responsável por praticamente uma em cada dez mortes no estado.

É possível afirmar, ainda, que a nova doença já se firmou como uma das principais, se não a principal, causa de morte no Paraná. Em 2019, último ano com dados disponíveis no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), a principal causa de morte no estado foram as neoplasias malignas, com 14.646 óbitos, seguido pelas doenças cerebrovasculares (6.124).O levantamento, contudo, considera o grupo de enfermidades da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). Entre os diversos tipos de cânceres, por exemplo, aquele que mais matou no ano referido foram as neoplasias malignas dos órgãos digestivos, com 5.057 mortes. Menos que a Covid.

Da Redação Portal RDX com informações Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde

Redação Portal RDX

Redação Portal RDX

Leia o anterior

Mulher encontrada enterrada na região Metropolitana de Curitiba é natural de Bituruna

Ler próximo

Jovem são-mateuense ingressará no convento