Com toalhas estendidas ao chão, cestas com frutas e guloseimas, somado a um bate-papo descontraído, a Rua do Mathe foi o ponto de encontro com as profissionais que diariamente se dedicam em deixar a cidade cada vez mais limpa. Assista o vídeo no final do texto.
Alunas do 1º e 2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio São Mateus prestaram uma homenagem às garis de São Mateus do Sul, como forma de reconhecer o trabalho realizado em prol ao Meio Ambiente, data que é celebrada neste dia 5 de junho.
A coordenadora do curso, professora Cláudia Niziol, contou que a ideia foi de enfatizar o Dia Mundial do Meio Ambiente e reconhecer o trabalho das profissionais.
“Como dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, eu e as alunas do 1º e 2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, decidimos prestar essa homenagem, pra elas que são as protetoras do nosso meio ambiente. As estudantes se empenharam em fazer um bolo, ofertaram bolacha e refrigerante, como forma de reconhecimento pelo trabalho prestado por elas, que são tão importantes em nossa sociedade”, disse.
Durante o encontro, as alunas tiveram a oportunidade de saber mais sobre o dia-a-dia das trabalhadoras, sobre os desafios e os riscos que a profissão oferece e também curiosidades e fatos inusitados que já passaram.
A aluna Alice Gadonski, de 16 anos, disse que o objetivo da homenagem foi de fazer a diferença para as profissionais.
“Nossa turma juntamente com a professora Cláudia tivemos essa ideia de prestar essa homenagem para elas, que tem uma importância tão grande no cuidado com o Meio Ambiente. Esperamos que elas tenham gostado e se divertido muito, assim como nós”, afirmou.
Cidinéia Aparecida Rodrigues Marques, que trabalha há muitos anos na limpeza de São Mateus do Sul, fez questão de agradecer ao empenho das estudantes em oferecer o lanche e as homenagens.
“Para nós que estamos todos os dias trabalhando com o recolhimento de folhas, plásticos, garrafas, é gratificante receber esse carinho. Nossa função é uma engrenagem, já que precisa do trabalho dos coletores e de toda a comunidade, ou seja, é um trabalho em equipe. E quero deixar aqui uma mensagem à toda população: preservar o Meio Ambiente é agir no presente, para proteger o nosso futuro”, finalizou.