16.2 C
São Mateus do Sul
quarta-feira, dezembro 4, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulPrimeira sede própria do Conselho Tutelar é inaugurada em São Mateus do...

Primeira sede própria do Conselho Tutelar é inaugurada em São Mateus do Sul

Data:

Compartilhe essa notícia:

Local conta com recepção, cinco salas de atendimento, sala de múltiplo uso, além dos vestiários, sanitários, salas de apoio administrativo e jardim interno. Foto: SEDEF.

Foi inaugurada nesta quarta-feira (3), a primeira sede própria do Conselho Tutelar de São Mateus do Sul, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), depois de 33 anos da instalação do órgão na cidade, em 1991. As cinco conselheiras que atuam no espaço terão um local mais adequado e preparado para realizar os atendimentos que hoje variam de 360 a 540 mensalmente, abrangendo orientações e atendimentos específicos.

O prédio, que recebeu investimento de R$ 1,2 milhão do Fundo Estadual da Infância e Adolescência, segue o projeto padrão da secretaria estadual das Cidades (Secid), com área de 223 metros quadrados, incluindo recepção, cinco salas de atendimento, sala de múltiplo uso, além dos vestiários, sanitários, salas de apoio administrativo e jardim interno. Algumas das salas são preparadas para o atendimento de forma particular, a chamada escuta qualificada.

A obra de São Mateus do Sul integra o pacote de construção de 12 novos espaços anunciados pelo Governo do Paraná, por meio das secretarias do Desenvolvimento Social e Família e das Cidades, com investimento total de R$ 15.066.807,29, oriundos do Fundo Estadual da Infância e Adolescência.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA, Valéria Fernandes, enfatizou que a nova sede traz mais sigilo e segurança para os familiares. “A primeira coisa e o mais importante é que vai ter sigilo, vai ter espaço para eles serem acolhidos, que antes não tinha. Eram duas salas, para cinco conselheiros mais um estagiário. Então vai ter o espaço adequado, que é muito importante, vai ter também a questão do sigilo, que antes era totalmente compartilhado, as informações, porque não tinha nem forro nas salas. E além disso, é mais digno, porque a pessoa vai ser acolhida com mais dignidade, pois muitas vezes já aconteceu denúncia para a gente, como Conselho da Criança e Adolescente, de ter que ficar do lado de fora os pais ou outros usuários para não poder entrar, para não poder ouvir o que se passava. Então são coisas que agora não vão acontecer mais”, disse.

A conselheira Fabiola Stica enalteceu o novo espaço e afirmou que é um sonho realizado. “Não tem nem comparação, hoje a gente tá no céu, a gente chegou num espaço onde a gente vai poder acolher melhor ainda as crianças aqui, os adolescentes, a família, é amplo, é muito bonito, a gente quer que toda a comunidade venha pra conhecer né, primeiro pra conhecer, mas se precisar, que saiba que pode contar com a gente, a gente tá à disposição, hoje o conselho conta com salas individualizadas, onde o acolhimento, se você tem uma preferência de um conselheiro, você vai poder conversar né, mais sossegadinho, então super diferente, é um sonho realizado”.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Para Franciele Silveira, o papel do conselheiro tutelar é justamente de acolhimento para quem precisa do Conselho Tutelar. “Para nós, o sentimento de hoje é gratidão, como todos os conselheiros já falaram, para nós é uma conquista, a gente estar com um espaço mais amplo, a gente conseguir estar atendendo as famílias, juntamente com as crianças e adolescentes oferecndo mais qualidade e de forma sigilosa também, como sempre vem ocorrendo. Com o novo, a gente consegue trazer mais acolhimento e também fazer um desencaminhamento de forma mais leve, que é o nosso papel como conselheiro tutelar”, afirmou.

A conselheira Letícia Sampaio lembrou que a inauguração aconteceu a poucos dias das comemorações dos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Sentimento é de gratidão, já que o acesso é melhor, é uma segurança também para as crianças devido a localização e o espaço. E ficamos felizes porque a entrega acontece no mês que é celebrado o ECA, no próximo dia 13 de julho”.

Nilcelia Oliveira disse que ter a sede própria é um ganho para toda a população. “É maravilhoso ter esse novo espaço, já que toda a população sai ganhando. Com as salas individuais, teremos uma agilidade no atendimento, teremos mais precisão no trabalho que realizamos”.

Foto: SEDEF

A conselheira Patricia Ferreira comparou a sede antiga com a própria que foi inaugurada nesta quarta-feira (3). “Para nós, é uma conquista. O local que a gente trabalhava antes não tinha uma total estrutura para atender todas as crianças e os pais que vinham nos procurar. Hoje, essa sede para nós, a gente não sabe nem descrever qual é o sentimento que a gente tem hoje. O nosso principal, o que a gente quer realmente é atender super bem os nossos usuários. Então, para nós, isso é uma maravilha. Ficamos agradecidos com a estrutura e com certeza a gente vai atender cada vez mais e melhor a nossa população”, finalizou.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, essa era uma demanda antiga do município, que por meio da interlocução da Sedef com o Conselho Estadual da Criança e Adolescente e Secretaria das Cidades foi possível atender. “Não há nada que se faça sozinho. Temos que ter as parcerias. As demandas chegam até nós, gestores públicos, e levamos até o conselho para a deliberação da Secid, que precisa fazer o projeto. Unimos esforços para proteger as nossas crianças e adolescentes”, destacou.

Da esqueda para a direita, as conselheiras Nilcélia Oliveira, Patrícia Ferreira, Franciele Silveira, Fabíola Stica e Letícia Sampaio, juntamente com a presidente do CMDCA, Valéria Fernandes.
Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas