9.9 C
São Mateus do Sul
sábado, abril 20, 2024
InícioMeio AmbienteSão Mateus do Sul tem campanha de recolhimento de óleo de cozinha...

São Mateus do Sul tem campanha de recolhimento de óleo de cozinha usado

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Carro de som percorrerá vilas e bairros, fazendo a coleta e depois o descarte de forma correta. Foto: Divulgação.

Nesse mês de agosto, a população de São Mateus do Sul poderá fazer o descarte correto de óleo de cozinha usado. Um carro de som já está percorrendo vilas e bairros da cidade, fazendo a coleta. A campanha já foi realizada em cidades como União da Vitória, Porto União e Caçador.

O responsável pelo trabalho, Júlio Cesar Brudnik, disse à RDX FM que os produtos podem ser armazenados e entregues em garrafas pet e vidros de conserva.

óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Mais informações pelo WhatsApp 9 9932 3418.

Descarte deve ser de forma correta

O óleo de cozinha usado pode parecer inocente, mas é um grande contaminante. Um litro de óleo descartado no ralo da pia pode poluir um milhão de litros de água potável. É a quantia equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos de vida.

Além disso, quando o óleo usado é descartado na pia, acumula no encanamento e retém resíduos, entope a rede de esgoto e o fluxo de água, o que causa graves problemas de higiene e até gastos com a limpeza da caixa de gordura. Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos.

Por isso nunca jogue o óleo de cozinha em ralos, pias ou no solo. O correto é guardar o óleo usado em garrafas de refrigerante (PET) e fazer o descarte em locais próprios para a coleta.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas