São Mateus do Sul tem campanha de recolhimento de óleo de cozinha usado

Carro de som percorrerá vilas e bairros, fazendo a coleta e depois o descarte de forma correta. Foto: Divulgação.

Nesse mês de agosto, a população de São Mateus do Sul poderá fazer o descarte correto de óleo de cozinha usado. Um carro de som já está percorrendo vilas e bairros da cidade, fazendo a coleta. A campanha já foi realizada em cidades como União da Vitória, Porto União e Caçador.

O responsável pelo trabalho, Júlio Cesar Brudnik, disse à RDX FM que os produtos podem ser armazenados e entregues em garrafas pet e vidros de conserva.

óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Mais informações pelo WhatsApp 9 9932 3418.

Descarte deve ser de forma correta

O óleo de cozinha usado pode parecer inocente, mas é um grande contaminante. Um litro de óleo descartado no ralo da pia pode poluir um milhão de litros de água potável. É a quantia equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos de vida.

Além disso, quando o óleo usado é descartado na pia, acumula no encanamento e retém resíduos, entope a rede de esgoto e o fluxo de água, o que causa graves problemas de higiene e até gastos com a limpeza da caixa de gordura. Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos.

Por isso nunca jogue o óleo de cozinha em ralos, pias ou no solo. O correto é guardar o óleo usado em garrafas de refrigerante (PET) e fazer o descarte em locais próprios para a coleta.

Edinei Cruz

Repórter e Locutor da RDX FM

Ler anterior

Aulas do ensino municipal de São Mateus do Sul retorna de forma gradativa e escalonada nesta quarta (4)

Ler próxima

SAMU completa seis meses na região e ultrapassa 2.600 atendimentos