O prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, anunciou em entrevista à RDX FM, que na próxima segunda-feira (11), deve ir à Brasília participar de uma audiência pública em defesa do cultivo do tabaco na Confederação Nacional dos Municípios, já que São João do Triunfo é o 2º maior produtor de fumo do Brasil, atrás apenas de Canguçu, no Rio Grande do Sul.
O gestor municipal confirmou que estará presente no encontro da Cop 10, em que 186 países estarão participando. Segundo ele, existe uma Convenção-Quadro, onde há um movimento que dificulta a produção e comercialização da venda do tabaco.
“Nessas reuniões da COP, serão inseridas mais normas que dificultam o cultivo do tabaco. Juntamente com o prefeito de Canguçu, iremos apresentar ações concretas para que encaminhem junto a reunião na COP 10. O tabaco é uma cadeia produtiva muito bem organizada, que gera renda e traduz a economia de São João do Triunfo. Nós iremos acompanhar e defender cada vez mais o nosso fumicultor”, disse.
São João do Triunfo é o maior produtor de tabaco do Paraná e o segundo maior do Brasil
São João do Triunfo é um município que se destaca na produção de tabaco. Com mais de 2 mil famílias produtoras, o município é o maior produtor de tabaco do estado e o segundo maior do Brasil.
A sua produção é uma atividade tradicional, que vem sendo desenvolvida há gerações. Os produtores locais são altamente qualificados e garantem a qualidade do produto. A atividade é importante para a economia da cidade e região, gerando empregos e renda para centenas de pessoas. No ranking nacional, São João do Triunfo, que produziu 20.058 toneladas na safra 2022/2023, ficou atrás apenas do município de Canguçu, no Rio Grande do Sul, que produziu cerca de 21.063 toneladas.
Além disso, vale ressaltar que o cultivo do tabaco no município é a cadeia produtiva mais organizada e com maior responsabilidade social, contribuindo não apenas para o desenvolvimento econômico, mas também para o bem-estar da comunidade.