O nível do Rio Iguaçu em São Mateus do Sul continua subindo, segundo dados divulgados pelo Sistema de Monitoramento Hidrológico da Copel. Na aferição das 9h deste sábado (4), a leitura da régua indicava 5,902 metros, ou seja, em 24 horas, o rio subiu 14 centímetros.
Ontem, sexta-feira (3), a Defesa Civil alertou para o risco de enxurrada nas regiões próximas ao Rio Canoas e Córrego Cachoeira, nas vilas Buaski e Bom Jesus, e Jardim Dona Hermínia. Outros bairros que também foram afetados por conta das cheias do Rio Iguaçu, foram a Vila Amaral, Usina Velha e Raia. No interior, a comunidade mais afetada foi o Turvo, com pontos de alagamento e enxurradas.
Também nesta sexta-feira, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) anunciou a interdição da PR-151 para veículos pesados sobre o trecho entre São Mateus do Sul e Três Barras. A orientação é para que veículos pesados busquem por rotas alternativas, pois a via que é utilizada por caminhões, na região central de Três Barras, está alagada, por conta do elevado volume de água por conta das chuvas.
Até o momento, o trânsito segue normalmente para veículos leves para quem trafega no sentido São Mateus do Sul à Três Barras. A orientação ainda é para quem vai pegar a estrada, verificar a previsão do tempo e buscar por rotas alternativas.
412 desalojados
Na atualização deste sábado, a Defesa Civil informou que São Mateus do Sul tem 412 pessoas desalojadas em casas de parentes ou amigos e 49 pessoas que estão em abrigos temporários, sendo o Salão Paroquial da Matriz São Mateus, Secretaria de Assistência Social e Hotel Social. Na área rural, 12 pessoas estão abrigadas na Escola do Turvo.
No boletim da Defesa Civil, a previsão indica tempo estável, com a chance das temperaturas baixarem.
Quem precisar do atendimento da Defesa Civil deve entrar em contato pelo WhatsApp (42) 9 8837 1655, ou com o Corpo de Bombeiros via 193 e o WhatsApp 3912 7099.