O Padre Diego Ronaldo Nakalski surpreendeu muitos fiéis que o acompanhavam na missa na Paróquia São Mateus no último domingo (1°), com o anúncio de sua transferência para uma outra paróquia, ainda no final deste ano de 2024.
Padre Diego é natural de General Carneiro e tem 27 anos, sendo que há dois anos se dedica ao ministério, mas atuando junto à Paróquia São Mateus o número passa de 3 anos, já que ele veio como diácono. Em entrevista à RDX FM, ele conta os desafios que encontrou na caminhada.
“Durante todo esse tempo foi uma experiência muito especial onde tivemos encontros, desencontros, momentos bonitos, momentos tristes e assim a gente deixa a nossa missão lá na casa, lá na família e vem para servir de outra forma a comunidade em São Mateus, como disse, três anos já”, disse.
Ao ser questionado sobre qual será o novo destino, o padre manteve segredo em não contar para qual paróquia irá atuar, mas revelou que a partir de segunda-feira (9) a Diocese de União da Vitória deve informar de forma oficial.
” A partir de segunda-feira (9), sai um link, que é um documento, informando oficialmente. A princípio já está programado, mas não sabemos o horário ainda, mas estamos atentos para essa nomeação de paróquia. Digo que vou um pouquinho mais longe de São Mateus do Sul. O pessoal está perguntando, padre, por que você não fala? Não, não podemos falar. Temos que esperar as coisas irem acontecendo aos poucos e no seu tempo”, explicou.
Sobre quais momentos ele irá guardar na lembrança, Diego citou três situações que ele considera como mais marcantes. Uma deles, foi a sua ordenação presbiteral como padre, em que a Paróquia São Mateus presenciou. Depois, a situação em que 28 imagens sacras foram quebradas em outubro de 2022, na Semana da Padroeira do Brasil. E outra, foi o falecimento da sua mãe, Luciani Nakalski, no dia 13 de julho de 2024.
“Em todos esses momentos, a Paróquia São Mateus se fez presente, mostrando a força de fé, de oração. E foram momentos assim que realmente a Paróquia e o meu ministério foram tendo esta relação. Momentos bonitos, especiais, fortes e momentos como destes dias que estamos vivendo momentos de despedida”, conta.
Entre tantas celebrações especiais, padre Diego relembrou um casamento em que um casal de idosos decidiram se unir pelos laços do matrimônio.
“Certa vez u celebrei um casamento, onde a noiva tinha 75 e o noivo tinha 77 anos. Foi o casamento, assim, mais especial que eu celebrei. Foi às três da tarde de uma sexta-feira. E aquele casal estava tão contente, estava tão feliz que me marcou. Parece assim, nossa padre, tantas coisas que você viveu, mas este foi um dos momentos mais especiais que eu presenciei aqui na nossa Paróquia São Mateus”, recordou.
O pároco fez um convite à comunidade para participar da Missa de Ação de Graças, que será celebrada no próximo domingo (8) na Paróquia São Mateus. Ele também aproveitou para deixar uma mensagem de agradecimento.
“Eu convido à todos para participarmos juntos da celebração de domingo (8) com a Missa de Ação de Graças junto à paróquia pelos quase três anos de trabalho e de orações juntos. Fica o convite, venha celebrar conosco. E a mensagem que eu deixo é uma mensagem de fé. Se estamos aqui conversando hoje, nós estamos aí caminhando juntos durante tanto tempo, é pela fé. Foi pela igreja, foi por esse gesto bonito de entrega que Deus encontrou as nossas vidas. Tanto que a gente se encontra aí no dia a dia, a todos que nos ouvem na rádio, aos que vão na missa, tudo isso pela fé. Então minha mensagem é de fé, de esperança, de amor e que todos continuem a missão bonita. Os três anos que estive aí, lancei sementes junto ao povo, o povo coletivo. Colaborou muito com a nossa paróquia, vamos, por esta fé, fazer florescer tudo aquilo que a gente viveu, tudo aquilo que a gente celebrou”, finalizou.