São João do Triunfo inicia castração de cães de rua

Será feito cerca de 5 castrações por semana. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Iniciou nesta semana a castração de fêmeas caninas em São João do Triunfo. Realizada pela Prefeitura em parceria com a ONG Pé Pata, a campanha se destina ao desenvolvimento de ações de controle de natalidade em cães e de conscientização da população sobre a propriedade responsável e a prevenção da transmissão de doenças por esses animais.

“Em decorrência da proliferação de cães de rua (abandonados) em nosso município, que geralmente, mal se alimentam, comumente apresentam doenças parasitárias, possíveis zoonoses, e aparência deprimente, se faz necessário o controle populacional destes animais”, desta a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Através de licitação, contratou a Clínica Veterinária MAZUR, HRECIUK de Rebouças, que fará cerca de cinco castrações por semana, até um total de 240, sendo os recursos oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

A ONG Pé Pata, vem lutando para mudar essa situação de forma voluntária e com recursos de seus associados, assinou um Acordo de Cooperação com a Prefeitura Municipal e está encarregada de selecionar os animais. O que se espera dessa parceria entre o Poder Público e a Sociedade Civil organizada, é que em breve se tenha a realidade dos cães de rua totalmente solucionada.

Redação Portal RDX

Redação Portal RDX

Leia o anterior

São-mateuense monta casa na árvore no Centro de Curitiba

Ler próximo

Coronavírus: Paraná prorroga toque de recolher e restrição a serviços não essenciais até quarta-feira (10)