A cidade de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), confirmou a primeira morte por dengue. Uma moradora de 30 anos morreu na madrugada de quinta-feira (4), na Unidade de Pronto Atendimento da cidade.
Dayana Francielle dos Santos foi diagnosticada com dengue há poucos dias. Na noite de quarta-feira (3) ela sentiu uma forte dor no peito, foi levada até a UPA, mas não resistiu. Este é também o primeiro caso de morte por dengue em 2024 na região de Curitiba.
Moradora do bairro Guarituba, a mulher deixa duas filhas: uma de um ano e seis meses e outra de 14. O velório de Dayana vai ser na Capela Comunitária do Uberaba, em Curitiba, e o sepultamento será ainda nesta manhã, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
Em nota, a Prefeitura de Piraquara confirmou que registrou o primeiro óbito causado pela dengue no município, em 2024. Segundo a prefeitura, Dayana deu entrada na madrugada de quinta-feira, na UPA 24h, apresentando dores abdominais e morreu durante o atendimento.
O município lamentou o ocorrido e disse que tem atuado, por meio de diferentes frentes, para conter a epidemia que avança pelo Estado.
“As equipes da Prefeitura de Piraquara têm atuado nas ruas de maneira intensa na orientação e fiscalização, realizado mutirões e ações de limpeza, ações de conscientização por meio das mídias sociais e outdoors pela cidade, mas é de extrema importância que a população redobre a atenção e cuidados para que a dengue não acometa mais pessoas”disse, em nota, a Prefeitura de Piraquara.
O que diz a Sesa?
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que, de acordo com os dados publicados no último boletim epidemiológico, não há, até o momento, confirmação de óbito no município de Piraquara.
A Sesa segue, com a dengue, um trâmite similar aos casos de Covid-19: assim que a Prefeitura de Piraquara informa o Estado sobre a morte, com a confirmação pelo exame, a informação é atualizada no sistema da Sesa.
Dengue no Paraná
O último boletim da dengue no Paraná foi publicado na terça-feira (2). Pelo documento, o Estado registrou mais 44.985 notificações e 23.396 casos confirmados de dengue em uma semana. Há ainda, 10.454 casos descartados.
Ao todo, desde 30 de julho do ano passado, o Paraná já soma 351.325 notificações, 159.357 casos confirmados, 101.879 casos descartados e 77 óbitos. Os dados são do informe semanal da doença elaborado e publicado pela Sesa.
Ainda de acordo com o boletim, os 399 municípios do Estado já registraram notificações de dengue e 389 tiveram casos confirmados. Apenas 10 cidades não possuem casos confirmados de dengue: Adrianópolis, Agudos do Sul, Doutor Ulysses, Piên, Fernandes Pinheiro, Rio Azul, Paula Freitas, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa e Santana do Itararé.
As 77 mortes já confirmadas pela doença foram registradas nos municípios de Antonina, Chopinzinho, São João, Ampére, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Nova Esperança do Sudoeste, Salto do Lontra, Santa Terezinha de Itaipu, Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Lindoeste, Nova Aurora, Quedas do Iguaçu, Luiziana, Mariluz, Cianorte, Marilena, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Mandaguari, Maringá, Sarandi, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Cambé, Londrina, Rolândia, Cornélio Procópio, Siqueira Campos, Terra Roxa, Toledo e Ivaiporã.
Reportagem: Banda B