18 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioSaúdeSecretaria de Estado da Saúde divulga nota técnica para prevenção da gripe...

Secretaria de Estado da Saúde divulga nota técnica para prevenção da gripe em crianças e adolescentes

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

Neste período do ano há um aumento de circulação de vírus que causam infecção respiratória aguda, especialmente em crianças e adolescentes. Para conter os casos de gripe deste público, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou nesta quarta-feira (4) a Nota Técnica Nº 8/2022  com os cuidados gerais para a prevenção da transmissão da doença.

Publicidade

“Este ano estamos em uma situação diferenciada quanto às infecções respiratórias. Temos observado um número de ocorrências acima do esperado. Além da pandemia da Covid-19, tivemos a epidemia da H3N2, com o aumento dos casos de Influenza antes do período que normalmente ocorrem. Portanto, nosso cuidado é que as síndromes respiratórias não agravem, e para isso, alguns cuidados são essenciais” 

alertou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.   

SARS-CoV-2, Sincicial, Rinovírus e Influenza são alguns dos vírus respiratórios circulantes no Estado. De acordo com o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep) mais de 1.677 crianças de 0 a 4 anos já foram hospitalizadas de janeiro até abril deste ano. O número é 3,6 vezes maior do registrado em 2019, que contabilizou 467 hospitalizações para crianças dessa faixa etária. Em 2020 o número se manteve, e em 2021chegou a 1.218.  

A Nota Técnica orienta pais e responsáveis de crianças e adolescentes para a prevenção para cuidado em ambientes de convívio comum e higienização, além para o alerta dos sinais da doença. Elaborada pela equipe de Atenção e Vigilância em Saúde, o documento também aconselha sobre quais procedimentos a serem realizados.  

“Estamos trabalhando para orientar pais e responsáveis e também os profissionais de saúde de toda a rede de atenção à saúde para que tenham condições de cuidar de nossos crianças e adolescentes neste período de inverno”

disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa

INFECÇÃO – As infecções das vias aéreas superiores (nariz, garganta, ouvidos e seios da face) ou inferiores (brônquios e pulmão – pneumonia e bronquiolite viral) se manifestam com sintomas como secreção nasal, obstrução nasal, tosse, chiado no peito, dor de garganta, dor de cabeça, alterações do paladar e olfato e pode ou não apresentar febre associada. Algumas também podem apresentar vômitos e/ou diarreia.

A Sesa também divulgou a Nota Técnica Nº 7/2022   com orientações a serem adotadas pelos estabelecimentos de saúde durante a assistência aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).  

Com informações AEN

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas