17.5 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCidadesTrês BarrasProcesso de fusão entre WestRock e empresa irlandesa deve ser concretizado na...

Processo de fusão entre WestRock e empresa irlandesa deve ser concretizado na próxima semana

Data:

Compartilhe essa notícia:

Nova empresa será gigante do setor. Divulgação.

A WestRock Company, líder global em soluções de papel e embalagens que tem unidade em Três Barras, deve concluir na próxima semana a fusão com a irlandesa Smurfit Kappa Group plc. Dois passos fundamentais dados recentemente permitiram a fusão: a aprovação por parte dos acionistas da empresa, no mês passado, e aprovação da fusão pela Comissão Europeia. O acordo de fusão foi iniciado em 12 de setembro do ano passado e deve ser consolidados com o lançamento das ações da nova gigante na Bolsa de Valores nesta segunda-feira (8).

Segundo avaliação da Comissão Europeia, foi determinado que a combinação das companhias, apesar de sua magnitude, não levantaria problemas significativos de concorrência. A decisão foi baseada na análise da presença combinada das empresas no mercado após a concentração, que foi considerada de âmbito limitado.

A transação, que está estruturada como um esquema de acordo com a lei irlandesa, fez com que a Smurfit Kappa fosse adquirida pela Smurfit WestRock, uma entidade recém-formada. Posteriormente, a Sun Merger Sub, LLC, uma subsidiária da Smurfit WestRock, se fundirá com a WestRock, com a última seguindo como uma subsidiária integral da Smurfit WestRock.

Ao combinar a sua experiência e recursos, as duas entidades pretendem estabelecer a Smurfit Westrock, ostentando escala, qualidade e diversidade geográfica incomparáveis ​​na indústria de embalagens.


MERCADO EM EBULIÇÃO

A fusão se dá em um momento em que a indústria de embalagens de papelão ondulado está em ebulição, tanto do ponto de vista do consumo quanto da concorrência. “Com mais um recorde nas expedições domésticas de chapas, caixas e acessórios, em maio, o setor assiste a uma intensa movimentação entre seus players, que promete mudar o equilíbrio de forças nesse mercado e é alimentada também pelo crescimento estrutural da demanda”, publicou recentemente o jornal Valor Econômico.

Segundo levantamento prévio da Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel), a indústria expediu 351,3 mil toneladas de papelão ondulado em um só mês, uma alta de 2,3% na comparação anual e o maior volume da história para os meses de maio.

A fusão das empresas na Smurfit WestRock, com vendas combinadas de cerca de US$ 34 bilhões por ano, atende sobretudo à busca por escala e competitividade. Além de presenças geográficas complementares, as empresas unem forças ao ampliarem a verticalização de suas operações. Enquanto a americana é uma grande produtora de papéis que serão convertidos em caixas e chapas de papelão, a irlandesa tem de recorrer ao mercado para complementar suas necessidades.

“Os conselhos de administração da Smurfit Kappa e da WestRock veem uma lógica estratégica, comercial e financeira” na combinação de empresas “altamente complementares”, informaram as companhias à época do anúncio, acrescentando que, enquanto a Smurfit Kappa tem uma posição forte na Europa, a WestRock é líder nos Estados Unidos, com presença relevante no México e no Brasil.

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas