14.4 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioMeio AmbientePedras do Parque do Monge têm cerca de 300 milhões de anos

Pedras do Parque do Monge têm cerca de 300 milhões de anos

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

Canal da Cidade

“Arenito Lapa”. Dentro da Geologia (ciência que estuda a origem da crosta terrestre), esse é o nome correto das pedras que conhecemos por formar o paredão do Parque Estadual do Monge, localizado no município da Lapa.

E essas pedras são bem antigas, elas tem mais de 300 milhões de anos e começaram a se formar em uma era que a região da Lapa estava coberta de gelo (isso mesmo, gelo). Segundo os geólogos a Bacia do Paraná, onde está localizada a Lapa, ao longo dos milhões de anos da história já foi mar, rio, deserto e coberta de gelo e fazia parte de um supercontinente chamado de Gondwana, que incluía além da América do Sul, a Antártida, África e Oceania. “Quando a areia que forma o arenito Lapa se acumulou, a paisagem era muito diferente da atual. O Brasil estava colado à África e a outros continentes formando a Gondwana. Nessa época, a região que hoje é o Sul do Brasil formava uma depressão denominada de Bacia do Paraná, um grande receptor de sedimento como areia, cascalho e argila. A Bacia do Paraná já foi mar, rio e deserto. Na época em que o arenito Lapa se formou havia nesta região uma uma glaciação. Foi nesse contexto, de uma bacia sedimentar em contato com geleiras, que o arenito Lapa se formou”, conta o Geólogo e professor na UFPR, Fernando Vesely.

Para se ter ideia do tanto que essa formação é antiga, há 300 milhões de anos não existiam ainda nem os dinossauros (esses animais surgiram há cerca de 230 milhões de anos e foram extintos há 65 milhões de anos). A areia compactada embaixo do gelo e a ação erosiva ao longo dos anos seguintes formou o Arenito Lapa e as diversas fendas e morros que hoje os lapeanos conhecem muito bem no Parque do Monge. Essas pedras ganharam o nome de Arenito Lapa por que são bem específicas dessa região. Pedras de arenito são encontradas em outras regiões, como, por exemplo, no parque de Vila Velha, mas não são iguais os daqui. O arenito Lapa é encontrado na Lapa até a região da divisa com Santa Catarina.

O professor Fernando Vesely explica a importância dessas formações. “Formações de arenito são locais propícios para ocorrência de serras, escarpas, grutas e cachoeiras, o que lhes atribui notável beleza e relevância geo turística. Devido ao seu potencial de formar abrigos naturais, muitos desses locais foram ainda ocupados por civilizações antigas, possuindo grande valor arqueológico e histórico. Por essas razões, lugares como o Parque do Monge, Vila Velha e outras formações areníticas precisam ser estudados, compreendidos, preservados e utilizados como meios de divulgação científica e educação ambiental. Além disso, arenitos são rochas porosas e permeáveis que podem abrigar recursos minerais indispensáveis para a sociedade, tais como água subterrânea, óleo e gás natural”, conta.

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas