21 C
São Mateus do Sul
terça-feira, abril 23, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulSecretária de Saúde esclarece falta de médicos nos postos de saúde e...

Secretária de Saúde esclarece falta de médicos nos postos de saúde e ambulatório municipal

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Na imagem, local em que estão sendo realizadas as consultas do Ambulatório Municipal. Foto: PORTAL RDX

A RDX FM recebeu nesta semana o relato de moradores questionando a falta de alguns profissionais médicos nos atendimentos dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS), nas consultas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e no Ambulatório Municipal. Alguns dos relatos os moradores questionaram a falta da especialidade de pediatria para as consultas agendadas. Há também relatos da falta de outras especialidades e clínico geral.

Publicidade

A equipe de reportagem RDX entrou em contato com a Secretária de Saúde, Daiane Metka Ribeiro, que prontamente nos atendeu e explicou os motivos da falta desses profissionais. Segundo ela, em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (5), e que foi ao ar no Espaço Livre, alguns médicos saíram do atendimento municipal por motivos pessoais. “Em duas semanas nós tivemos a saída de quatro médicos que assumiram o concurso público fora de São Mateus do Sul e alguns por interferências diárias que acontecem dentro do andamento [do trabalho]”, explica.

Daiane destaca que a equipe da Secretaria de Saúde respeita a decisão de cada um dos profissionais. “Quero colocar para a população que nós estamos sim buscando uma forma e estratégia para resolver, pelo menos parte dessa situação”, completa. Segundo ela, eles estão buscando a contratação de médicos via PSS e a convocação para que novos profissionais assumam as vagas em aberto para atendimento nas Unidades de Saúde e Ambulatório. “Estamos trabalhando em outras estratégias de encaminhamentos de encaixe diante da problemática que as vezes é no dia que acontece”, diz. Ela também informa que algumas saídas repentinas acabam prejudicando o andamento dos atendimentos e que a Prefeitura não consegue realizar o chamamento de novos profissionais de um dia para o outro por conta de toda parte burocrática, que atrasa os atendimentos.

A Secretária de Saúde afirma estar ciente de todas as situações envolvendo o atendimento médico municipal e se coloca à disposição da comunidade para maiores esclarecimentos do planejamento que está sendo adotado. “As pessoas podem nos procurar na Secretaria. Estamos lá justamente para esclarecer para a população o que vem acontecendo para tentarmos resolver de uma forma resolutiva para o paciente, para dentro da unidade e dentro das comunidades.”

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista e Repórter RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas