O verão está se aproximando e os dias de calor já estão rendendo para alguns moradores idas até a piscina, viagens para praias e mergulho em rios. Mas como cuidar das crianças nesse período de dias quentes?
Em entrevista para a RDX FM na manhã desta quinta-feira (5), a Comandante do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul, Tenente Mariana Rozentalski, desaconcelhou o uso de boias nos braços de crianças. Segundo ela, o apoio utilizado no braço não protege crianças contra afogamentos.
“É muito comum ver as crianças usando aquelas boinhas nos braços. Isso não é indicado, porque ela sai com muita facilidade, ainda mais com o uso do protetor solar, fica escorregadio ali, a boia sai e perde efetividade. Tem aquela boia que fica na região da cintura. Também é contra indicado, inclusive, porque essa boia gira, se ela deita com a criança virada para baixo, ela mesmo vai causar o afogamento, porque é muito difícil da criança conseguir se desvirar sozinha”, orientou a profissional.
Qual proteção é segura?
Segundo Rozentalski, a indicação é o uso de colete salva-vidas que envolve todo o corpo da criança e também dos adultos que não sabem nadar. Mas atenção, existe o colete certo para evitar acidentes no meio aquático.
“O mais indicado é o colete que envolve o corpo todo da criança. E, além de ser o colete, o modelo que seja de espuma, porque o modelo inflável, se você furar o colete, por qualquer motivo, ele vai perder eficácia. Então, o colete de espuma é o modelo indicado“, afirmou.