A equipe do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul se mobilizou nos dias 5 e 6 de janeiro em três ocorrências de tentativa de suicídio.
A primeira, na terça-feira (5), ocorreu durante a tarde próximo a Ponte do Rio Iguaçu, na ocasião o homem foi impedido pela companheira de se jogar da Ponte.
Nesta quarta-feira (6), as tentativas foram com ingestão de medicamentos. A primeira ocorrência às 14h30 na Rua Santo Antônio e a segunda às 16h10 na Rua Prof. Bernardo Amaral Wolff. Felizmente em todas as três ocorrências, ninguém entrou em óbito.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul, 1° Tenente Murilo Maltaca, a prioridade nesse tipo de atendimento é prestar atendimento a vítima como contenções de sangramento e demais lesões, se houver.
“Existe situação também onde a vítima coloca-se em risco, ameaçando tirar a própria vida como em pontes, passarelas, locais altos, entre outros. Nessas situações o Corpo de Bombeiros atua na tentativa de convencimento da vítima, para retirá-la do local de risco iminente e levá-la para atendimento médico e posterior atendimento especializado”, explica Maltaca.
O comandante destaca que nenhuma ameaça de suicídio deve ser minimizada. “Trata-se de um problema de saúde, e deve-se buscar ajuda. A vítima deve ser acolhida, não julgada ou criticada”, diz.
Os Bombeiros informam que também há o Centro de Valorização da Vida, contato 188, que realiza apoio emocional para prevenção do suicídio, via telefone.