25.1 C
São Mateus do Sul
terça-feira, abril 23, 2024
InícioDestaqueWestRock lança o Programa “DesEnvolve” com 102 vagas gratuitas para cursos nas...

WestRock lança o Programa “DesEnvolve” com 102 vagas gratuitas para cursos nas áreas Florestal e Papel

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Programa foca na educação para preparar pessoas para o mercado de trabalho, reduzir desigualdades e aumentar a inclusão na região do Planalto Norte de Santa Catarina e Sul do Paraná

Oferecer oportunidades para potencializar o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e, em contrapartida, contar com mão de obra qualificadas para atuar na indústria de Santa Catarina: essa é a proposta da WestRock com o DesEnvolve.

O programa da empresa que é líder global em soluções sustentáveis ​​de papel e embalagens de papelão ondulado, envolve várias frentes de instituições públicas e privadas e visa contribuir para desenvolver a região de Três Barras, focando, nesse momento, em três municípios: São Mateus do Sul e Canoinhas, assim como Três Barras, onde está instalada a fábrica de papel da empresa – a maior produtora de papel kraft da América Latina – e seu negócio Florestal – 54 mil hectares entre florestas nativas e plantadas de Pinus e Eucalipto.

A previsão é que no primeiro semestre de 2022 o programa forme, gratuitamente, 102 pessoas, em quatro cursos de qualificação profissional que vão preparar, mulheres e homens, para atuarem em atividades da indústria local. Os cursos foram pensados cirurgicamente para atender as indústrias florestal e de papel e serão realizados por meio da coordenação técnica do SENAI e SEST-SENAT da região. A iniciativa conta com vagas para formação em: Operadora/Operador de Máquinas Florestais, Motorista Profissional, Ajudante de Caldeira, Operadora/Operador de Produção,  Operadora/Operador Auxiliar, Ajudante de Produção e Operadora/Operador Assistente de Tratamento de Efluentes.

Para melhor compreender a realidade da região de Três Barras, a WestRock realizou, recentemente, uma pesquisa com mais de 340 pessoas da comunidade. A pesquisa indicou, por exemplo, que a população é jovem se considerarmos que 49% têm até 40 anos e 23% entre 41 a 60 anos. Além disso, 62% se declararam do gênero feminino. Já sobre raça, proporcionalmente falando, 56% das mulheres se declararam brancas, 43% pardas e 2% pretas. Entre os homens, 53% se declararam de cor parda, seguido de 46% branca e 1% preta.

A conclusão da pesquisa contribui diretamente para a melhor elaboração do Programa DesEnvolve, conforme menciona Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da WestRock: “Acreditamos que é pela educação que iremos transformar o mundo em um lugar melhor, por isso, apoiamos o ensino público, há mais de 25 anos, com Programas como o “PACA e o Juntos pela Educação”. Agora, nossa ambição é maior. Por meio do Programa DesEnvolve, também proporcionaremos capacitação de qualidade para transformar a região de Três Barras em um pólo promissor e referência no desenvolvimento de pessoas para atuarem nas indústrias Florestal e de Papel. Nossas comunidades têm potencial para isso, conforme a pesquisa apontou e assim faremos”.

O Programa também foi pensado para fomentar a participação de todas as pessoas. Para isso, foi estabelecido vagas exclusivas que possibilitam corrigir uma situação histórica de injustiça social.

Sobre as vagas: 50% serão direcionadas para mulheres e 40% para pessoas pretas e pardas, o que reflete claramente a realidade da pesquisa realizada pela a empresa e o último CENSO sobre a população. Além das diversidades de gênero e racial, a empresa também está buscando, diretivamente, pessoas com deficiência e LGBTQIA+. Todas as pessoas são bem-vindas!

O diretor da Unidade de Negócios Florestais da WestRock, Heuzer Guimarães, afirma que o programa é uma importante e transformadora iniciativa em responsabilidade social corporativa e que seu potencial de evolução é imenso. “Queremos preparar pessoas para terem a oportunidade de atuarem na WestRock ou em qualquer outra empresa da região. É assim que cuidamos da nossa gente e da prosperidade dos nossos negócios – uma coisa está conectada a outra”.

Ali Abdul Ayob, diretor Industrial da Unidade de Papel da WestRock também reforça que: “Apoiar o desenvolvimento de pessoas diversas por meio da educação é uma das formas de crescermos de maneira sustentável. Olhares diferentes para uma mesma situação, nos levam a desenvolver soluções inovadoras. Por isso, preparar talentos diversos, ao mesmo tempo que buscamos oportunidades de trazê-los para a nossa organização, é a nossa aspiração”, conclui.

As inscrições estarão abertas do dia 6 ao dia 15 de abril. São 102 vagas e para participar é preciso ter o ensino médio completo e renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. O início das aulas será no dia 9 de maio e as formações contarão com fases em sala de aula e com conteúdos presencias/práticos. A inscrição é feira pelo site do Senai SC.

Parceiros e Apoiadores

A WestRock sabe que não se muda uma realidade sozinha. Por isso, além da parceria técnica com o SENAI e SEST-SENAT, o programa conta com o apoio da FIESC – (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).

Sobre a WestRock


A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais em WestRock

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas