18 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioPolíticaSTF marca sessão para analisar suspensão da cassação do deputado Fernando Francischini

STF marca sessão para analisar suspensão da cassação do deputado Fernando Francischini

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Ministro Luiz Fux, presidente do STF, convocou para esta terça-feira (7), uma sessão extraordinária do plenário virtual, para julgamento de uma ação que questiona a liminar concedida ao parlamentar. Foto: Arquivo/Alep.

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou para próxima terça-feira (7) uma sessão extraordinária do plenário virtual para julgamento de uma ação que questiona a liminar concedida ao deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR). A decisão, em questão foi concedida pelo ministro Nunes Marques na última quinta-feira (2).

Francischini teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propagação de informações falsas contra o sistema eleitoral brasileiro. O parlamentar foi alvo de investigação após afirmar em redes sociais durante o primeiro turno das eleições de 2018 que as urnas eletrônicas tinham sido adulteradas para impedir a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nunes Marques, no entanto, havia derrubado a decisão do TSE e devolvido o mandato de Francischini. O pedido de convocação da sessão do STF foi formulado neste sábado (4) pela ministra Cármen Lúcia, relatora da ação impetrada pela defesa de um dos suplentes de Francischini que, mantido o entendimento de Nunes Marques, perde a cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná.

A ministra solicitou a sessão extraordinária do plenário virtual (entre 0h e 23h59 de terça-feira) por entender que o caso exige urgência. No plenário virtual, os ministros depositam os votos no sistema eletrônico do STF no período estabelecido, sem debate no plenário físico.

“Considerando a necessidade urgente de análise e decisão do Plenário deste Supremo Tribunal Federal sobre a matéria questionada na presente ação, pelo menos em sede liminar, para se decidir sobre o cabimento e o pleito de medida de suspensão de efeitos de ato judicial de integrante desta Casa, solicito ao Ministro Luiz Fux, Presidente, seja convocada sessão extraordinária do Plenário Virtual para o dia 7 de junho de 2022, de 0:00 às 23:59′ para deliberação”

escreveu Cármen Lúcia no pedido.

Com informações Gazeta do Povo

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas