No último mês uma manifestação política de pessoas favoráveis ao governo de Jair Messias Bolsonaro (sem partido), fez com que outdoors fossem colocados nas entradas de São Mateus do Sul e também em pontos do Centro do município.
Frases como “Acreditamos em Deus e valorizamos a Família” e “Democracia começa respeitando o resultado das urnas” fazem parte de alguns dos materiais gráficos de divulgação do grupo pró-Bolsonaro.
A iniciativa gerou no município uma série de debates de pessoas favoráveis a ação e outras contestando a forma de generalização – e em um caso, o erro de ortografia em um dos outdoors.
No início da manhã desta quinta-feira (6), moradores puderam observar que novos outdoors foram colocados nas entradas da cidade, agora organizado por um grupo contra o atual governo.
Pró-governo
Em contato com o PSL de São Mateus do Sul (antigo partido de Bolsonaro), o presidente Michel Ulbrich destaca que a iniciativa da criação desses outdoors não foi do partido, mas sim da população.
Achei interessante as propagandas, fortalece a percepção de mudanças que a maioria das pessoas desejava. Essas são ações da população sem interferência partidária”,
diz.
Em conversa com o deputado estadual Emerson Bacil (PSL), ele comenta ao Portal RDX que a iniciativa é da população. “Entendo que seja a população se manifestando de maneira espontânea”, opina.
Nós também entramos em contato com a empresa responsável pela impressão dos outdoors, porém eles não quiseram se manifestar.
Até o momento não fomos informados sobre os nomes dos envolvidos nessa divulgação. A equipe do Portal RDX se coloca a disposição para o envio das perguntas e o recebimento das notas informativas/explicativas sobre a ação do grupo.
Contra o atual governo
Segundo informações repassadas pelo grupo contra o Bolsonaro, a confecção dos outdoors com mensagens como “Negligência mata“, foi impulsionada pelo descaso do atual governo com o povo.
Também é importante mostrar que São Mateus do Sul não tem apenas um lado e apenas uma voz. Temos margem para reclamar e mostrar que São Mateus do Sul não age singularmente, é uma cidade plural com voz e organização”,
informam.
O grupo destaca que respeita o posicionamento contrário, e afirma que o direito de expressão é uma via de mão dupla, por isso pode ser exercido livremente pelos apoiadores do presidente e por seus opositores.
“Pelo expressivo apoio que estamos recebemos nas últimas horas, entendemos claramente que não estamos sozinhos e que esse movimento não vai parar. Estamos cada vez mais organizados e unidos, como deve ser. A insatisfação tem voz e agora, tem outdoors”, dizem.
O grupo encerra informando que não possui vínculos partidários, mas sim o objetivo de ajudar os moradores a entenderem que, segundo eles: “fome, morte, desemprego, rachadinhas e uso de instituições em defesa própria ou da família, são tão prejudiciais quanto a corrupção pura e não podem ser normalizadas e aceitas.”