16.5 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPlantão RDXVídeo: Novo helicóptero da PRF realiza transferência de paciente em São Mateus...

Vídeo: Novo helicóptero da PRF realiza transferência de paciente em São Mateus do Sul

Data:

Compartilhe essa notícia:

No sábado (5), o helicóptero recém adquirido de uso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou uma transferência aérea de um paciente em São Mateus do Sul até o Hospital Angelina Caron.

Publicidade

Segundo informações da equipe da saúde de São Mateus do Sul, o paciente, um homem que não teve a idade revelada, foi transferido após um edema agudo no pulmão e tinha passado por uma cirurgia cardíaca há menos de um mês.

O helicóptero da PRF pousou no campo do Cepe em São Mateus do Sul e as imagens foram gravadas por Kaio Simões, do Núcleo de Operações Aéreas.

O novo helicóptero, de última geração, ajuda nos resgates aeromédicos que já são feitos pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas do Paraná (BPMOA). A aeronave foi adquirida por cerca de R$ 30 milhões e está sendo usada para garantir um atendimento ainda mais rápido e de qualidade.

A ação dos atendimentos conta com a participação de equipes de saúde e insumos do Governo do Estado e de prefeituras da região, com médicos e enfermeiros que já estão habituados a esse tipo de trabalho nos helicópteros do BPMOA.

De acordo com o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves, o Paraná foi um dos primeiros estados a oferecer o serviço aeromédico no Brasil e o que realiza a maior quantidade de atendimentos per capita e nominal nesta modalidade.

O helicóptero é do modelo Koala AW119, de fabricação italiana, e visa reforçar também as ações humanitárias, de fiscalização de trânsito e combate à criminalidade. Ele comporta até oito pessoas, sendo três tripulantes (piloto, copiloto e operador) e mais cinco passageiros, o que garante uma alta capacidade de atendimento em casos de acidentes envolvendo mais vítimas.

Além dos equipamentos padrão com tecnologia moderna, a aeronave conta com uma câmera térmica avaliada em aproximadamente US$ 1 milhão. Ela aumenta expressivamente a chance de localização de pessoas desaparecidas em locais de difícil acesso, como montanhas e áreas com densa vegetação.

O helicóptero também possui um farol para buscas noturnas, guincho com capacidade para içamento de cargas de até 200 quilos e reservatório de água para combate a incêndios. Extremamente adaptável, ele pode ser ajustado rapidamente para o suporte médico, de modo que as vítimas tenham a acomodação e o atendimento adequados pela equipe responsável até o transporte para a estrutura de saúde mais próxima.

Com informações Portal RDX e Agência Estadual de Notícias

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas