A Polícia Militar, através da Patrulha Rural, recebeu uma denúncia de que possivelmente a motocicleta furtada na localidade do Imbuial, em Antônio Olinto, estaria em uma residência na Vargem Grande, em São Mateus do Sul.
Os policiais foram até a localidade, e avistaram um homem juntamente de uma motocicleta de cor amarela placa APP-2340, estacionada em frente a casa, onde em consulta no sistema, foi constatada que a mesma possuía alerta de furto e roubo. Ao receber voz de abordagem, um dos rapazes entrou dentro da casa, sendo possível notar que nos fundos havia uma espingarda pendurada na parede. Dois homens foram identificados e confessaram que a arma não possuía registro.
Durante busca domiciliar, foram encontradas uma espingarda calibre .28, duas armas da marca Rossi calibre 32 e mais quatorze cartuchos calibre 32 intactos, quinze cartuchos de calibre 36 intactos, seis cartuchos de calibre 28 intactos, trinta e duas espoletas, aproximadamente 87,66 gramas de pólvora e 1,918 kg de chumbo. Em seguida, os homens receberam voz de prisão, e a equipe da Rotam foi acionada para condução dos mesmos à 3ª SDP.
Em seguida, um dos moradores relatou ter adquirido a motocicleta de cor amarela, de um rapaz que mora próximo ao Parque Aquático Sawe, o qual possui uma oficina de motos. No local, em contato com o rapaz, este afirmou ter vendido uma motocicleta a outro homem, alegando que a moto seria parecida com a que foi apreendida, mas segundo ele, não seria a mesma motocicleta. Ao serem confrontados, o comprador reafirmou que havia adquirido a motocicleta com o funcionário da oficina, e que teria vindo buscar no local. Diante dos fatos, foi dado voz de prisão e encaminhado junto com os demais.
Em seguida, o funcionário da oficina disse que a motocicleta que ele teria vendido, seria de seu primo, um adolescente de 17 anos, que mora próximo a oficina, onde segundo ele, o menor também estaria com outra motocicleta suspeita no local.
Foi então deslocado até a residência, onde ao chegar próximo ao local, foi avistado o rapaz próximo a moto, o qual foi abordado e identificado. Ao ser relatado a situação, o adolescente negou, mas informou que possuía uma motocicleta do mesmo modelo, mas que havia vendido alguns meses atrás para um morador de São João do Triunfo. O adolescente ainda informou que tinha em sua residência, uma arma de fogo irregular. No local, foi apreendida uma espingarda calibre 36 da marca Rossi e mais onze cartuchos intactos.
Diante dos fatos, todos os envolvidos e objetos foram encaminhados à 3ª SDP para procedimentos de Polícia Judiciária.