A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul está em processo de finalização das obras na Rua Ulisses Faria, entre a rotatória do Terminal Rodoviário Guilherme Kantor e o trevo de acesso à BR-476.
As pinturas de ciclofaixas começaram a ser feitas, e já é possível identificar os locais em que os veículos ficarão estacionados. O espaço destinado aos ciclistas, será entre a Avenida Ozy Mendonça de Lima com a Rua Ledy Afonso Roderjan. De acordo com o Arquiteto e Urbanista da Prefeitura Municipal, Ricardo Guth, a previsão para conclusão é para o próximo sábado. “Tudo dependerá das condições climáticas para que a pintura possa ser realizada, mas está tudo correndo perfeitamente bem e e dentro do nosso cronograma”, aponta.
Guth lembra que a partir do momento em que as pinturas estejam concluídas, os motoristas devem ficar atentos para não serem multados. “A aplicação de multas seguirá o Código de Trânsito Brasileiro. Caberá ao motorista respeitar e obedecer as sinalizações”, alerta.
O trecho da Rua Ulisses Faria, entre a rotatória do Terminal Rodoviário até o trevo de acesso à BR-476 terá três redutores de velocidade: no cruzamento com a Rua João Gabriel Martins, com a Rua Augusto Tararan e outro em frente ao Açougue e Mercado Padilha. É importante frisar que não serão lombadas, mas sim, faixas elevadas, favorecendo a travessia de pedestres.
Outro ponto importante a ser reforçado, é que a velocidade permitida na Rua Ulisses Faria é de 40 Km/h.
Rotatória no cruzamento com a Rua Guilherme Kantor
Além disso, há um estudo para a implantação de uma rotatória no cruzamento com a Rua Guilherme Kantor, no entanto, ainda está em análise, já que acredita-se que com as faixas elevadas, a velocidade será controlada.
O projeto
Os recursos para a execução da revitalização da Rua Ulisses Faria são oriundos de operação de crédito com a Fomento Paraná, e a empresa responsável pela obra é a Procoenge, com um valor de R$ 1.383.939,10.
O projeto prevê a execução de recapeamento asfáltico, com serviços de retirada do canteiro central, limpeza e lavagem da pista, pintura de ligação, reperfilamento e revestimento em concreto betuminoso usinado a quente, meio-fio com sarjeta, fincadinha de concreto, ciclovia, calçada em paver, rampa para portadores de necessidades especiais, plantio de grama e árvores, sinalização de trânsito, drenagem e controles tecnológicos. Além disso, haverá faixas elevadas em alguns pontos e correções em bocas-de-lobo, em locais que possuem acúmulo de água em dias de chuva.