23.4 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioCidadesIratiFloresta Nacional de Irati é incluída em programa federal

Floresta Nacional de Irati é incluída em programa federal

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) possibilita substituição das espécies exóticas por formações florestais compostas de espécies nativas

A Floresta Nacional de Irati (Flona) foi qualificada para integrar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, que prevê a concessão floresta. O decreto publicado pela presidência da república atende a uma demanda solicitada pela deputada Leandre Dal Ponte (PV).

A Floresta Nacional de Irati foi criada em 1986 e conta com uma área superior a 3.8000 hectares, no bioma Mata Atlântica. A maior parte da floresta está localizada no território do município de Fernandes Pinheiro, mas uma parcela pequena da floresta também pertence ao município de Teixeira Soares. Além disso, a Flona faz divisa com outros dois municípios: Irati e Imbituva.

Com a inclusão da Flona de Irati no Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal, é possível fazer o processo de substituição das espécies exóticas, como o Pinnus por exemplo, por formações florestais compostas de espécies nativas, como a Araucária. Abrindo a possibilidade de comercializar o desbaste das espécies não oriundas da Mata Atlântica.

“Este é o resultado de uma luta nossa de muitos anos. Fizemos um trabalho, desde 2019, com o Ministério da Agricultura e o Serviço Florestal Brasileiro para incluir a Flona de Irati no Plano de Outorga Florestal”, comemora a deputada federal Leandre Dal Ponte.

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas