Floresta Nacional de Irati é incluída em programa federal

Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) possibilita substituição das espécies exóticas por formações florestais compostas de espécies nativas

A Floresta Nacional de Irati (Flona) foi qualificada para integrar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, que prevê a concessão floresta. O decreto publicado pela presidência da república atende a uma demanda solicitada pela deputada Leandre Dal Ponte (PV).

A Floresta Nacional de Irati foi criada em 1986 e conta com uma área superior a 3.8000 hectares, no bioma Mata Atlântica. A maior parte da floresta está localizada no território do município de Fernandes Pinheiro, mas uma parcela pequena da floresta também pertence ao município de Teixeira Soares. Além disso, a Flona faz divisa com outros dois municípios: Irati e Imbituva.

Com a inclusão da Flona de Irati no Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal, é possível fazer o processo de substituição das espécies exóticas, como o Pinnus por exemplo, por formações florestais compostas de espécies nativas, como a Araucária. Abrindo a possibilidade de comercializar o desbaste das espécies não oriundas da Mata Atlântica.

“Este é o resultado de uma luta nossa de muitos anos. Fizemos um trabalho, desde 2019, com o Ministério da Agricultura e o Serviço Florestal Brasileiro para incluir a Flona de Irati no Plano de Outorga Florestal”, comemora a deputada federal Leandre Dal Ponte.

Redação Portal RDX

Redação Portal RDX

Ler anterior

Petrobras emite nota após Portal RDX divulgar processo de transição da SIX

Ler próxima

Aulas na rede municipal de São João do Triunfo devem retornar em agosto