22.9 C
São Mateus do Sul
terça-feira, abril 23, 2024
InícioPrincipais destaquesNo centenário do Parque da Gruta, Prefeitura de São João do Triunfo...

No centenário do Parque da Gruta, Prefeitura de São João do Triunfo anuncia revitalização e obras

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Obra foi idealizada e construída pelo padre Francisco José Weber, que em 1919 foi nomeado vigário da Paróquia de São João do Triunfo. Foto: PMSJT.

O caminho natural para se escrever sobre a Gruta Nossa Senhora da Conceição, passa, obrigatoriamente, pelo ilustre escritor triunfense Celso Kasprzak. Ele destaca que a obra é atribuída ao Padre Francisco José Weber, que em 1919 fora nomeado vigário da Paróquia de São João do Triunfo. Ou, em suas palavras:


Segundo a história, após cumprir com suas obrigações diárias na paróquia, o padre costumava desaparecer, sem que ninguém soubesse de seu paradeiro. Fato, este, que ocorreu durante mais ou menos um ano, até que um dia um caçador encontrou o padre Francisco, em mangas de camisa, trabalhando no local, que, mesmo ficando nas proximidades do centro, era puro sertão. O caçador ficou admirado com o que estava vendo, pois, o padre já havia feito o desmatamento necessário, bem como os aterros, e as grutas, (esculpidas nos paredões de arenitos) estavam praticamente prontas. Nessa época, essa região era conhecida como “Cascata”

Ressalta Celso Kasprzak.


Idealizada e construída pelo padre Francisco José Weber, que é um exemplo da verdadeira fé cristã. Todas as imagens lá colocadas foram importadas da França. Em pouco tempo, correu a notícia dos milagres acontecidos por obra de Nossa Senhora da Conceição da “Cascata” e do Senhor Bom Jesus; fez com que pessoas de cidades vizinhas visitassem o local, em busca de curas para seus males, complementa Celso Kasprzak.


Ao longo desses cem anos, a Gruta, ou o Parque da Gruta recebeu romarias, festivais, missas, feiras agropecuárias e festas nos dias de seu aniversário, porém, neste ano e em 2020, devido a pandemia que aflige o Brasil e o mundo, não houveram as tradicionais festas.

Projeto de revitalização

Tendo em vista a importância histórica, cultural e religiosa, a Prefeitura Municipal vem trabalhando em projetos que vão revitalizar o Parque da Gruta Nossa Senhora da Conceição e vão estrutura-lo para bem receber os devotos e visitantes. Será construído um novo portal e uma nova capela, também uma trilha ecológica e cristã, onde será reproduzida a Via Sacra com as quinze estações.

Além disso, toda parte estrutural, como alambrados, ruas, estacionamentos, banheiros e churrasqueiras serão reformados. Os equipamentos esportivos receberão atenção especial. Novo mobiliário (bancos, lixeiras e mesas) está sendo adquirido e haverá um restaurante/lanchonete para atender aos visitantes.

Com informações Assessoria

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas