Conhecido pelo jeito simples, alegre, atencioso e dedicado, Padre José marcou muitos fiéis nas paróquias onde serviu, e ainda cativa as pessoas por onde passa. Neste mês de dezembro ele completa cinquenta anos de sacerdócio.
Nascido em 13 de dezembro de 1946, Padre José Chipanski completa neste ano 77 anos de idade, e nesta sexta-feira, 08 de dezembro, 50 anos de Ordenação Sacerdotal.
Natural da Colônia Legru, em Porto União – SC, recebeu o Batismo na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União, pelas mãos do Frei Casemiro Eberhardt, e a 1ª Eucaristia e a Crisma, na Capela Santo Antonio, da Comunidade do Legru.
Sua entrada no Seminário Diocesano São José, em Ponta Grossa – PR, se deu aos 13 anos de idade, lembrando até hoje de seus reitores. “Lembro que meus reitores foram o Padre Carlos Zelesny, Padre Nelson Schiel e o Padre Francisco Soczek, e que foi em 08 de dezembro de 1966 que recebi a Batina. Meus estudos de Filosofia e Teologia se deram de 1967 até 1973. Fiz a Filosofia no Seminário Maior Rainhas dos Apóstolos, e a Teologia no Studium Theologicum dos Claretianos, em Curitiba, onde tive como reitor o monsenhor Ivo Zanlorenzi”, conta o Padre José, em entrevista ao Site da Diocese.
Deste período até o presente momento, Padre José viveu seu Ministério passando por várias paróquias da Diocese de União da Vitória, além de ser professor titular por vários anos, de Latim e Direito Canônico, no Seminário Diocesano Rainhas das Missões, em União da Vitória.
Foi pároco da Catedral, de 1985-1990, e Vigário na Paróquia de Bituruna, junto com o padre José Levi Godoy, de 1990 até outubro de 1992, quando então foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul. Nesse ano celebrou seus 25 anos de Sacerdócio.
Leia a reportagem completa no site da Diocese de União da Vitória