No último domingo, 7 de janeiro, a são-mateuense Juliana Krichaki recebeu os primeiros Votos Religiosos em uma celebração emocionante que contou com a presença de padres da Diocese de União da Vitória. A jovem faz parte da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, de origem polonesa, a qual o fundador é São Zygmunt Felinski.
“Mesmo tendo consciência que é uma responsabilidade muito grande, tenho a certeza de que meu Mestre, Esposo e Senhor, Jesus Cristo, está e estará sempre ao me lado dando-me força em cada passo, cada sim de minha Consagração”, disse em entrevista para a RDX.
A jovem, quando residia em São Mateus do Sul, fazia parte da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, da Vila Nepomuceno, onde contou com apoio de padres para o início de sua vida religiosa. Em janeiro de 2021 ela entrou no convento e no primeiro momento residiu por três meses em Campo Largo como aspirante, seguindo para a capital Curitiba.
“Entrei para o postulantado em 1º de maio do mesmo ano. Em Janeiro de 2022, ingressei para o noviciado, passando um período de 2 anos. E agora dia 7 de Janeiro de 2024 professei os meus primeiros Votos Religiosos por 1 ano, que renovarei a cada ano até os perpétuos, que se dá depois de 5 a 9 anos de votos temporários, o qual eu fiz”, explicou.
Juliana explicou que até os votos perpétuos, ela atuará como Irmã Juniorista, em que continua sob orientação de uma formadora, com vários encontros durante o ano. “E agora também vou para uma outra casa, onde assumirei o cuidado da Igreja e da casa, auxiliando as Irmãs no que for preciso. Nesse momento em que me Consagrei, inteiramente a Deus e a Igreja, através dos 3 votos religiosos, castidade, pobreza e obediência, sinto-me completa”, finalizou.