A reportagem do Portal RDX foi procurado nos últimos dias por empresários e lojistas de São Mateus do Sul, relatando a ocupação de veículos que foram apreendidos pela Polícia Civil, e que estão parados no estacionamento da Rua Theodoro Toppel, entre a Avenida Ozy Mendonça de Lima e Rua Barão do Rio Branco.
Com a movimentação do comércio em virtude das vendas de Natal e Fim de Ano, os carros que foram apreendidos e retirados de circulação estão estacionados em um local que acaba tomando o espaço de clientes que poderiam fazer suas compras.
“O cenário está bonito, os enfeites natalinos foram colocados nos últimos dias e realmente isso ajuda nas vendas natalinas. Mas além disso, o comércio precisa de vagas de estacionamento para que o cliente deixe o seu carro e possa fazer as suas compras, mas com isso acaba não achando vagas, principalmente ao lado da Avenida Ozy Mendonça de Lima, que é uma das principais avenidas da cidade”, diz um empresário.
A reportagem do Portal RDX entrou em contato com o Poder Público para saber se existe algum planejamento para a remoção dos veículos e se há alguma negociação sobre cessão de um novo pátio para a destinação dos veículos apreendidos.
Situação já aconteceu em 2023
O assunto, como diz o título dessa reportagem, é um “velho problema”. Acontece que em março de 2023, um empresário enviou uma carta à RDX, relatando a mesma situação, em que veículos ocupam as vagas de estacionamento no centro de São Mateus do Sul.
Meses depois, em junho daquele ano, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, se reuniu com lideranças políticas do município e representantes de entidades, na Câmara de Vereadores, para tratar de assuntos ligados à segurança pública do município, entre elas a remoção dos veículos apreendidos pela Polícia Civil. Na época, o Município solicitou ao DER um pátio localizado no Distrito de Fluviópolis, para que de forma provisória, sejam realocados até a transferência para o pátio da PC em Curitiba, que de acordo com o Delegado Geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach.
Em setembro de 2023, a Divisão de Infraestrutura da Polícia Civil e o Setor de Transporte e Manutenção DIE/STM de Curitiba, iniciou o trabalho de remoção de 54 veículos e aproximadamente 100 motocicletas, que foram recolhidos e levados ao pátio da Polícia Civil em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.