15.4 C
São Mateus do Sul
sábado, novembro 23, 2024
InícioAcidentesVeja a opinião de lideranças de São Mateus do Sul sobre os...

Veja a opinião de lideranças de São Mateus do Sul sobre os atos antidemocráticos em Brasília

Data:

Compartilhe essa notícia:

O dia 8 de janeiro de 2023 ficará marcado na história do Brasil após o episódio de terrorismo e ataque à democracia brasileira, em que os prédios dos três poderes foram depredados em Brasília.

Publicidade

O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa.

Os ataques em Brasília foram realizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não obteve sucesso em sua tentativa de reeleição. Segundo a Agência Brasil, grupos que não aceitaram a derrota já vinham mantendo, desde o fim do ano passado, acampamentos em frente a edifícios do Exército em diversos estados do país e clamavam por uma intervenção militar.

A reportagem da RDX procurou lideranças de São Mateus do Sul questionando a opinião de cada um deles sobre os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília. Confira a manifestação de cada um:

Fernanda Sardanha – Prefeita de São Mateus do Sul

“Estamos vivendo em tempos difíceis, mas quando entendemos que a nossa luta é pelo coletivo e pelo bem comum, independente das nossas diferenças, isso é fortalecido pela causa quando esta é justa. Acredito também que todos, independente de posição política, lutamos sim por um país mais justo, igualitário, com oportunidades, desenvolvimento social e econômico, onde tenhamos liberdade de expressão e respeito, para que possamos viver em paz com nossas famílias. Tais ações são inaceitáveis dentro de uma sociedade democrática. Quando acabam-se as palavras, finda-se as rimas, vão-se embora as poesias, apaga-se a luz e cai a forte tempestade”, disse Fernanda.

Éneas Melnisk – presidente da Câmara de Vereadores

“Sou a favor de qualquer manifestação, desde que pacífica e que não atente contra os princípios de um estado democrático de direito. Devemos sempre buscar viver em ordem e harmonia, buscando o diálogo como forma eficaz de resolver nossos conflitos. A quem interessa um povo dividido e em guerra? A depredação praticada por alguns só serviu para penalizar ainda mais a população, uma vez que os prejuízos serão custeados pelos cofres públicos”, disse Enéas.

Jorge Manfroni – vereador de São Mateus do Sul, líder de bancada/oposição

“Democracia é o único regime de governo possível, portanto, movimentos que atentam contra a democracia devem ser combatidos. O direito de protestar jamais poderá ser confundido com práticas criminosas e atos de vandalismo. A destruição dos espaços destinados aos órgãos máximos dos três poderes, foi uma barbárie. Os responsáveis devem ser identificados e responsabilizados. Para àqueles que não concordam com o governo eleito, o único caminho possível é a oposição democrática, realizada no campo das ideias, com debates, respeito e tolerância, não por meio da insurreição. A liderança começa pelo exemplo, sem perseguição, coação ou qualquer outra atitude que não seja a de reafirmar o compromisso com a democracia e o combate as ideias que atentam contra o estado democrático de direito. Ressalto aqui, minha indignação com àqueles que exercem o poder e se calam neste momento. Todos nós queremos um país livre, democrático e próspero”, disse Jorge.

CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de São Mateus do Sul

“A destruição ocorrida no domingo, dia 8, em Brasília, deixou a todos perplexos. As cenas de desordem e depredação ao patrimônio público foram realmente chocantes. Torcemos nesse momento pela estabilidade democrática do país, respeitando as leis e a Constituição Federal.”

Associação Comercial de São Mateus do Sul por meio da Faciap

“Para a Federação, reuniões pacíficas, sem armas, são direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros, previstos na própria Constituição Federal, mas atos de vandalismo são caracterizados como crime.”

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas