Procon alerta aposentados e pensionistas do INSS sobre crédito consignado em conta corrente

Os beneficiários do INSS moradores de São Mateus do Sul têm procurado o Procon do município questionando sobre empréstimos consignados que estão caindo automaticamente nas contas bancárias. Segundo os moradores, esses créditos não teriam sido contratados e as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas. Em alguns casos, o valor depositado ultrapassa R$ 18 mil.

Segundo informações do Procon do município, o governo ampliou em 2020 de 30% para 35% o limite que se pode comprometer do benefício, com o empréstimo pessoal consignado.

As principais queixas dos aposentados e pensionistas são sobre o crédito, que não teriam contratado.

Os beneficiários do INSS vieram me informar desta prática, sendo que alguns já tiveram a primeira parcela do ‘empréstimo’ descontado de sua conta. As instituições aproveitaram os benefícios que foram depositados nas contas de seus correntistas, se utilizaram dos dados dos beneficiários para depositar um valor a mais na conta e fechar o empréstimo. Muitos podem confundir e achar que foi depositado uma parcela do 13º salário mas não, pois as duas parcelas já foram depositadas ainda no primeiro semestre do ano de 2020″,

destaca Maria Izabel Almeida, responsável pelo Procon do município.

A recomendação para os aposentados e pensionistas que perceberem esse valor em sua conta, é entrar em contato com o Procon do município para orientações. O Procon está localizado na Rua Ulisses Faria, 941, junto com a Sala do Empreendedor. Contato no (42) 3912-7040.

Confira a reportagem feita nesta segunda-feira (11), no programa Bom Dia São Mateus, na RDX FM:

Redação Portal RDX

Redação Portal RDX

Leia o anterior

Em novo decreto, papa autoriza mais funções para mulheres na Igreja

Ler próximo

Bombeiros atendem ocorrência de colisão na Rua Guilherme Kantor