Um dos rins do jovem de 20 anos que teve os órgãos captados na Santa Casa de Araçatuba (SP) foi doado para a própria mãe do rapaz.
Kauan Farias foi internado no dia 1º de janeiro de 2023 após bater a motocicleta que pilotava. Ele teve a morte encefálica confirmada na terça-feira (3).
Diante da confirmação da morte, a família do jovem autorizou a doação de órgãos. A cirurgia de captação múltipla foi realizada na quarta-feira (4), com apoio de cerca de 40 profissionais.
Segundo a Santa Casa de Araçatuba, Graziele Farias, de 37 anos, recebeu o rim doado pelo próprio filho na manhã de quinta-feira (5) no Hospital das Clínicas de Botucatu (SP).
Atualmente, a mulher segue internada para se recuperar do transplante, considerado bem-sucedido e sem intercorrências pelos profissionais responsáveis por realizá-lo.
Segundo a irmã de Graziele, o sobrinho que faleceu não se conformava em ver o sofrimento da mãe e queria doar um rim para vê-la livre das máquinas e da rotina no hospital. Na época, Kauan era menor de idade e não podia fazer a doação, pois a legislação diz que o doador precisa ter acima de 23 anos.
“Ela quis ter para sempre dentro dela um pedacinho do filho. Em meio a toda a dor, tivemos essa a boa notícia de que minha irmã estava em condições de fazer a cirurgia”, conta a família.