Reportagem por Cláudia Burdzinski e Edinei Cruz
Aconteceu na quinta-feira (10), em três colégios de São Mateus do Sul, o projeto Parlamento Jovem, que elegeu 9 vereadores mirins, sendo três vereadores mirins de cada escola.
Nesse projeto, os jovens têm a oportunidade de simular o processo legislativo e participar de debates como se fossem membros do parlamento real. O objetivo principal do Parlamento Jovem é envolver os jovens na política, permitindo que eles entendam melhor como as leis são feitas, como o governo funciona e como as decisões políticas afetam a sociedade.
A eleição aconteceu no Colégio Estadual do Campo do Lajeado, Colégio Estadual do Campo Professor Eugênio de Almeida de Fluviópolis e Colégio Orlanda Distefani Santos da Vila Palmeirinha. Os alunos vivenciaram como é o processo de votação, em que jovens se voluntariaram para a candidatura realizando campanhas e também houve a participação de mesários voluntários das próprias instituições de ensino.
Foram eleitos:
- Colégio Estadual do Campo do Lajeado: Rafa Walter com 39 votos; Angelica Koszelinski com 38 votos e Ana Paula Lysman com 30 votos.
- Colégio Estadual do Campo Professor Eugênio de Almeida de Fluviópolis: Emili Wenglarek com 71 votos; Luana Banowski com 53 votos e Tainara Villa com 30 votos
- Colégio Orlanda Distefani Santos da Vila Palmeirinha: Ingrid Zielinski com 146 votos; João Lucas Kupcyk da Silva com 113 votos e Diogo Ziemer Kuczma com 58 votos
Agora a próxima etapa é vivenciar como é a rotina da Câmara de Vereadores e os jovens eleitos terão a oportunidade de apresentar para os vereadores projetos desenvolvido por eles.
Ouça a reportagem feita pela RDX: