Quem resolveu levantar cedo neste domingo (11) de Dia dos Pais, percebeu que o dia estava bastante frio e com a formação de geada. Em São Mateus do Sul, os termômetros registraram -1,2ºC, a mesma temperatura deste sábado (10), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), e deixou a cidade como a terceira mais fria do Paraná.
Em outras cidades do estado, como Castro e Palmas, a temperatura chegou a -1,9ºC. De acordo com o Simepar, a massa de ar frio e seco que atua sobre o estado, mantém o tempo estável e frio nas diversas regiões paranaenses. Entre a madrugada e o amanhecer deste domingo, foram registradas temperaturas negativas entre as regiões oeste, centro-sul, sul e nos Campos Gerais.
- Castro: -1,9ºC
- Palmas: -1,9ºC
- São Mateus do Sul: -1,2ºC
- Ponta Grossa: -1,1ºC
- General Carneiro: -0,8ºC
- Palotina: -0,7ºC
- Guarapuava: -0,5ºC
- Pinhão: -0,3ºC
Previsão do tempo
De acordo com o Simepar, o domingo será de sol e frio, até mesmo em áreas ao norte. Houve registro da formação de geadas ao amanhecer, especialmente em municípios da metade sul do estado, incluindo porções mais ao sul do Norte Pioneiro. A presença do ar frio na região, que também é mais seco, acentua a perda radiativa de calor a partir da superfície, com declínio de temperaturas até o amanhecer.
De acordo com o Simepar, a segunda-feira (12) terá estabilidade no tempo, sol na maioria das regiões e temperaturas baixas pela manhã no Paraná. A massa de ar frio e mais seco, ainda presente na região, segue favorecendo maior declínio de temperaturas até o amanhecer, com risco de geadas em áreas entre o sul e os Campos Gerais, porções de baixadas. Ao norte, espera-se um pouco mais de elevação até a tarde, mas com valores amenos.