Médico urologista estará atendendo gratuitamente em São Mateus do Sul, saiba como agendar

Imagem Ilustrativa

#NovembroAzul A Secretaria de Saúde de São Mateus do Sul informa que nos dias 20/11 e 27/11 (sábados) terá a disponibilidade de médico urologista atendendo homens de 50 anos ou mais gratuitamente.

O atendimento será no Ambulatório Dr. W. Gusso com agendamento prévio pelo telefone (42) 3912-7070.

Local onde será realizada as consultas. Foto: Cláudia Burdzinski/PORTAL

As doenças da próstata atingem desde o homem jovem até o idoso, predominando a partir dos 50 anos. A principal destas doenças é o câncer prostático, pois além de ser altamente comum (1:4 homens aos 50 anos e 1:2 homens aos 80 anos) geralmente não apresenta nenhum sintoma. Devido a isto, cerca de 40% dos tumores só são diagnosticados quando a doença não é mais curável. Reside aí a grande importância do exame preventivo da próstata.

Segundo o Cremepe, o exame preventivo tem por intenção o diagnóstico precoce do câncer prostático. Todos os homens acima de 50 anos de idade (45 anos para os com história familiar de CA de próstata) devem se submeter uma vez por ano a este exame. Só o diagnóstico precoce oferece a chance de cura para a doença. O exame preventivo é composto por exames de laboratório (urina, PSA), ultra-sonografia da próstata e toque retal. Destes, os mais importantes são o PSA e o toque retal. Quando alterados, indicam uma maior possibilidade de câncer de próstata, sendo necessária a realização de ressonância multiparamétrica e biópsia de próstata, para a definição diagnóstica.

Redação Portal RDX

Ler anterior

Botijões furtados em Bituruna são recuperados em Calmon (SC)

Ler próxima

Motorista sofre ferimentos leves após saída de pista na BR-476