29 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, março 28, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulMissa de Ação de Graças neste sábado (13) marca despedida de Padre...

Missa de Ação de Graças neste sábado (13) marca despedida de Padre João Francisco

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Padre assumirá a Paróquia São Carlos Borromeu, na cidade de Paula Freitas. Foto: Arquivo pessoal.

Neste sábado (13), às 19h, será celebrada a missa de Ação de Graças e despedida pelos 5 anos da atuação do padre João Francisco, frente à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Haverá transmissão ao vivo pela página no Facebook da paróquia e limitação máxima de 150 pessoas no local.

João Francisco permaneceu por cerca de 5 anos na paróquia da Vila Prohmann, juntamente com o padre Sidnei Reitz. A partir do dia 28 de fevereiro, Ianek, como é popularmente conhecido, será responsável pela Paróquia São Carlos Borromeu, na cidade de Paula Freitas.

Em entrevista à RDX FM, o pároco se disse entusiasmado com o novo desafio e encara com fé e otimismo essa nova jornada em sua vida. “Nossa missão como padre é feita por etapas, por circunstâncias que favoreçam a evangelização. Concluo esse período aqui em São Mateus do Sul, e agora, diante da necessidade da missão da Diocese, irei ficar na cidade de Paula Freitas, por uma questão de logística. Aceitei o convite por parte do bispo Dom Walter Jorge Pinto, de assumir a coordenação de Ação Evangelizadora da Diocese de União da Vitória. Um trabalho que será feito nas 25 paróquias dos 13 municípios abrangentes”, afirma.

Em Paula Freitas, João Francisco irá atuar pela Paróquia São Carlos Borromeu, padroeiro dos catequistas. Assim como a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a igreja também possui 14 comunidades.

Biografia

Nascido no Distrito de Rio Claro do Sul, em Mallet, João Francisco fez a catequese na comunidade São Pedro, no Palmital, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

O estudo primário foi em uma escola próximo de sua casa, que funcionava em Mallet. Cursou a 5ª série na Escola Nicolau Copernico, e o ensino médio na Escola Dário Veloso. Em 2009, ingressou no Seminário Diocesano de União da Vitória, onde ficou por cerca de 7 anos. Em seguida, concluiu os estudos e fez estágio na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde permaneceu desde 2016 até os dias de hoje. A Ordenação Diacional aconteceu na Paróquia São Mateus e a Presbitorial aconteceu na Paróquia de Rio Claro do Sul.

Filho caçula de 6 irmãos e o pai já falecido, sua mãe vive no Distrito de Rio Claro do Sul. Recebeu o primeiro nome de João, já que nasceu no dia 23 de junho de 1988, véspera do dia de São João. O segundo nome, Francisco, foi em homenagem ao avô.

Chamado vocacional

João Francisco revela que sentiu o chamado vocacional quando tinha 14 anos, porém ele afirma ter demorado em aceitar, entrando no seminário anos mais tarde. “Relutei até meus 20 anos, quando decidi entrar no seminário. O que me inspira é a vocação de Nossa Senhora, quando ela diz ‘eis me aqui a serva do Senhor’. Inspirado nisso, eu disse sim, e afirmei ‘eis me aqui o servo do Senhor’. O lema que trago é que para Deus, nada é impossível”, reflete.

Missa de Ação de Graças e Despedida

A celebração será neste sábado (13), às 19h, ao vivo pelo Facebook da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Quem quiser acompanhar presencialmente, será permitida a permanência de 150 pessoas.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas