17.2 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioParanáEm menos de um mês, casos de coronavírus dobram em Curitiba e...

Em menos de um mês, casos de coronavírus dobram em Curitiba e quase quadruplicam no Paraná

Data:

Compartilhe essa notícia:

Em menos de um mês, os casos de pacientes com o diagnóstico da Covid-19 praticamente dobrou em Curitiba. No dia 15 de maio a Capital tinha confirmados 829 casos e no boletim de quinta-feira (11), eram 1.655. No caso do Paraná, o cenário é pior ainda. Neste mesmo período a quantidade de casos saltou de 2.139 para 8.457, quase quatro vezes mais. 

Isso reforça os alertas que tanto a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde vêm fazendo nas últimas semanas, de que não se pode descuidar das medidas de distanciamento social e dos protocolos de higiene neste momento, com o risco da saúde perder o controle sobre a doença.

Os números também mostram coincidência com a flexibilização que vem ocorrendo desde maio, quando boa parte do comércio retomou as atividades.
“Estamos vendo um aumento de circulação de pessoas em todo o Paraná. Sabemos que datas comemorativas e feriados tendem a atrair a população para sair de casa. O momento, no entanto, é de restrição. Precisamos tomar medidas agora para que em breve tudo possa voltar ao normal”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, nesta semana.

Nesta semana, a Secretaria Municipal da Saúde lançou o Programa de Responsabilidade Sanitária e Social, que demonstra por meio de cores o nível da pandemia de Covid-19 na Capital e a situação das restrições em que a cidade se encontra. Os níveis vão de bandeira amarela, que é a situação atual, passando pelo laranja — risco médio de alerta, onde haverá restrições a funcionamento de serviços e do comércio e áreas que propiciam a aglomeração de pessoas — até o vermelho, que significa risco alto e de alerta total, havendo restrição à circulação de pessoas, permitindo apenas o funcionamento dos serviços essenciais.

Boletins

O boletim de ontem da Secretaria Municipal da Saúde mostrava 46 novos casos de Covid-19 e mais quatro óbitos causados pela doença na Capital. Ao todo, desde o início da epidemia, já foram registrados no município 1.665 casos confirmados e 71 óbitos. Dentre os casos confirmados, 1.226 já estão recuperados.

Atualmente, 152 pacientes confirmados com a Covid-19 estão internados em hospitais públicos e privados da Capital paranaense, 64 deles em UTI. A taxa de internamento das UTIs do SUS exclusivas para Covid-19 é de 68% — todos aqueles que deram entrada no internamento com sintomas suspeitos de síndromes respiratórias agudas graves vão para leitos exclusivos Covid-19 e não apenas os com casos confirmados.

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ontem mais 627 novos casos da Covid-19, o maior número desde o início do monitoramento da pandemia no Estado. O boletim trouxe também mais cinco óbitos pela infecção. O acumulado é agora de 8.457 diagnósticos e 280 mortos em decorrência da doença.

Até ontem haviam 393 pacientes com diagnóstico confirmado internados, sendo 282 em leitos do SUS (131 em UTI e 151 em leitos clínicos/enfermaria) e 111 em leitos da rede privada (42 em UTI e 69 em leitos clínicos/enfermaria).

Com informações Bem Paraná

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas